Esmal 02/07/2020 - 20:27:22
Esmal discute papel da Literatura no Direito e na pandemia da Covid
Quarto encontro do projeto 'Esmal ao Vivo' aconteceu nesta quinta-feira (2), transmitido no Instagram do TJAL

Próxima live acontece quinta-feira (9), às 17h, com o tema 'Direito Penal em tempos de pandemia: do crime ao cárcere'. Próxima live acontece quinta-feira (9), às 17h, com o tema 'Direito Penal em tempos de pandemia: do crime ao cárcere'.

O papel da Literatura em tempos de crise e sua contribuição para a formação jurídica foi o tema debatido, nesta quinta-feira (2), em mais uma edição do projeto "Esmal ao Vivo". A série de lives transmitidas por meio do perfil oficial Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tem o intuito de discutir assuntos relacionados à pandemia do Coronavírus (Covid-19) e suas repercussões.

Neste quarto encontro do projeto, a diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves, conversou sobre o tema com a professora doutora Míriam Coutinho, pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A live está disponível no IGTV e pode ser assistida clicando neste link.

Para a professora, a Literatura é uma forma de ampliar as possibilidades do conhecimento do próprio Direito. "Ele transforma o indivíduo em um pesquisador crítico e não apenas um reprodutor mecânico de artigos", disse.

De acordo com Míriam Coutinho, a Literatura se faz ainda mais crucial no momento de pandemia que estamos vivendo. "Ela nos ajuda a refletir sobre essa situação limite de nossas existências. Esse é um momento de pensar, e nada melhor que a Literatura para fazer com que a gente seja capaz de criar, a partir da realidade literária, a nossa própria realidade".

Durante o encontro, a diretora da Biblioteca do Judiciário Mirian Alves, contou que a partir da troca de experiências no 'Clube do Livro: Direito e Literatura', grupo de leitura para servidores e magistrados do TJAL, tem percebido grandes ganhos para todos os participantes e o Judiciário. "Tem sido uma experiência muito rica. Sempre que falo sobre o nosso projeto, lembre de uma obra do professor Antônio Cândido, que alerta que a literatura torna o nosso olhar mais sensível diante da complexidade das questões humanas, nos tornando mais empáticos e abertos para o outro. No grupo, discutimos os aspectos jurídicos, sociais e filosóficos das obras lidas. As experiências de leitura de cada um dos integrantes enriquecem a percepção individual sobre os livros", destacou.

O projeto "Esmal ao Vivo" seguirá com lives no Instagram do TJAL (@tjal.oficial). O próximo encontro ocorre na quinta-feira (9), às 17h, com o tema "Direito Penal em tempos de pandemia: do crime ao cárcere". Na ocasião, o coordenador da Projetos Especiais da Esmal, juiz Anderson Passos convida o magistrado Diego Dantas para o debate. Confira a cronograma das lives aqui.

Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378