Geral 03/07/2020 - 18:36:40
TJAL participa do projeto Rede Justiça Restaurativa, do CNJ
Iniciativa vem mapeando práticas e ações já existentes sobre a temática, buscando fortalecer o modelo nos estados

Reuniões do projeto vêm ocorrendo de maneira virtual, desde maio. Reuniões do projeto vêm ocorrendo de maneira virtual, desde maio.
TJAL participa do projeto Rede Justiça Restaurativa, do Conselho Nacional de Justiça
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está entre as dez cortes selecionadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para participar do projeto Rede Justiça Restaurativa. A iniciativa vem mapeando práticas e ações já existentes sobre a temática, buscando fortalecer o modelo nos estados. 

Além do TJAL, participam os Tribunais de Justiça do Acre, Amapá, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia, além do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Mato Grosso do Sul e São Paulo).

"Nosso objetivo é ampliar a Justiça Restaurativa em Alagoas. Estar nesse projeto é uma forma de ter apoio do CNJ para melhorar a prática no estado", destacou o juiz José Miranda Santos Júnior, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Também participam do projeto a coordenadora da Justiça Restaurativa do TJAL, juíza Carolina Valões; a supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha; as conciliadoras e mediadoras Rita Régis e Marizângela Melo, e a assistente social do 4º Juizado de Maceió, Charlene Souza. Os encontros on-line vêm ocorrendo desde maio. 
 
Justiça Restaurativa

A política nacional da Justiça Restaurativa é guiada pela resolução nº 225/2016, do CNJ. O texto define Justiça Restaurativa como um "conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado".

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - DS
imprensa@tjal.jus.br