Prazo para submissão de artigos para a Revista da Esmal vai até 30/8
Trabalhos enviados para a edição de 2020 devem abordar temas relacionados ao Judiciário
Artigos podem ter até três autores, sendo pelo menos um deles com o título de mestre ou doutor. Arte: Carolina Amâncio
Pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação interessados em submeter textos e artigos para a edição deste ano da Revista da Esmal, devem fazê-lo até o dia 30 de agosto. A publicação é um periódico da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), cuja linha editorial contempla conteúdos da área do Direito, em especial os assuntos de interesse do Judiciário.
Interessados devem submeter os artigos através deste link. Serão aceitas contribuições nas modalidades artigo/ensaio, que consiste em uma reflexão a partir de pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado tema; comunicação, que é um relato de pesquisa, esteja ela concluída ou em andamento; ou revisão de literatura, ou seja, um levantamento crítico sobre um tema a partir da bibliografia disponível.
Advogados, membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público, Tribunal de Contas e da Defensoria Pública também podem inscrever artigos.
"Mesclando a produção de pesquisadores locais com a de reconhecidos juristas de outros estados e países, a cada nova edição, a Revista da Esmal tem se consolidado como um importante instrumento de divulgação da ciência do Direito. A linha editorial da revista segue na busca de atender aos rigorosos critérios científicos estabelecidos pela Capes, de modo que sua avaliação continue a refletir a qualidade e relevância crescentes de seu conteúdo", ressaltou o coordenador de Pesquisa e Produção Científica e Acadêmica da Esmal, juiz Phillippe Falcão.
Os trabalhos enviados para a Revista são avaliados por profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente mestres e doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa. Cada artigo é examinado por pelo menos dois revisores, que não têm acesso ao nome dos seus autores, diminuindo a subjetividade e a influência de preferências pessoais ou ideológicas no processo de análise.
Serão admitidos para análise artigos com até três autores, sendo que pelo menos um deles deve possuir título de mestre ou de doutor. Os pesquisadores podem enviar seus trabalhos o ano inteiro, porém, os artigos submetidos e aprovados a partir do mês de agosto serão publicados apenas na edição do ano seguinte.
Em 2016, a Revista recebeu da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a qualificação Qualis B5, na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e Qualis C na área de Direito.
A edição de 2020 será a quinta em formato digital da publicação científica da Esmal. Para mais informações, leia o estatuto da Revista ou entre em contato pelo e-mail: revistaesmal@gmail.com.
Esmal TJAL - LF
imprensa@tjal.jus.br













