Dicom se readapta durante pandemia e mantém visibilidade das ações do Judiciário de AL
Mais de 90% do conteúdo publicado por sites e blogs sobre o TJAL foi produzido pela Diretoria de Comunicação; podcasts, vídeos e transmissões ao vivo impactaram milhares de seguidores
Presidente Tutmés Airan durante transmissão ao vivo promovida pela Diretoria de Comunicação
Em quatro meses de teletrabalho, 440 matérias, 290 podcasts e 67 vídeos produzidos de forma remota e publicados pela Diretoria de Comunicação (Dicom) no site do TJAL e em redes sociais mantiveram a sociedade atualizada sobre o trabalho de magistrados e servidores. Transmissões ao vivo impactaram mais de 23 mil seguidores
"O jornalismo, aliado às novas ferramentas, aproxima a sociedade do Poder Judiciário", ressalta o desembargador Tutmés Airan, presidente do TJAL. Ele avalia que o trabalho do setor de comunicação tem sido fundamental para que a população acompanhe a atuação do Judiciário durante a pandemia.
Do conteúdo sobre o Judiciário de Alagoas publicado espontaneamente em plataformas digitais, 90% teve como origem a Diretoria de Comunicação (Dicom). Os dados da parceria com veículos de comunicação, relativos ao período entre 20/03 e 20/07, foram captados pelo núcleo de monitoramento de mídia da Diretoria.
Além da cobertura de audiências e reuniões virtuais, casamentos por videoconferência, sessões de julgamento processual, os assessores de comunicação viabilizaram ainda, de forma remota, ações de conscientização sobre combate à tortura, à violência doméstica e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Transmissões ao vivo
As equipes do Núcleo de Audiovisual e da Assessoria de Comunicação da Escola da Magistratura (Esmal) também viabilizaram 14 lives, que atingiram mais de 23 mil seguidores interessados em temas como adoção, violência contra a mulher, crianças e adolescentes, racismo, Direito Penal, literatura, entre outros assuntos.
"Focamos em temas de interesse coletivo sobre os quais o público tem alguma dúvida. É o caso de adoção e casamento, por exemplo. As lives proporcionam diversidade de opinião e impactam um público que anseia por informação atualizada e acessível pelos telefones", explicou o diretor de Comunicação Maikel Marques.
As transmissões ao vivo demandam trabalho prévio de produção, planejamento e divulgação, havendo, posteriormente, o compartilhamento de conteúdos sobre as discussões. Segundo o presidente Tutmés, que tem dialogado virtualmente com diversos setores da sociedade, as lives "vieram para ficar".
"Já que temos a tecnologia disponível, vamos fazer dela um instrumento de debate, de troca de ideias e de construção de uma realidade melhor”, avaliou. As lives são promovidas semanalmente pela Dicom e pela Assessoria de Comunicação da Esmal, às segundas e quintas-feiras, respectivamente.
Conteúdo audiovisual
Dezenas de emissoras de rádio de Alagoas receberam, nestes quatro meses, mais de 290 podcasts com informações variadas sobre a atuação de magistrados e servidores. Milhares de cidadãos conectados à internet por seus smartphones também foram impactados pelos 67 vídeos postados em nossas redes sociais.
Os áudios levaram ao conhecimento coletivo detalhes de decisões judiciais e também informações sobre o funcionamento do `Poder Judiciário de Alagoas neste período de trabalho remoto. Por meio destes conteúdos, foi possível compreender melhor a dinâmica de trabalho de magistrados e demais servidores.
Nestes primeiros quatro meses de isolamento social, os assessores de comunicação do TJAL precisaram se adaptar ao trabalho remoto, garantindo a regularidade na produção de conteúdo multiplataforma e levando aos públicos interno e externo informações atualizadas sobre a atuação do TJAL.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - DS e MM
imprensa@tjal.jus.br













