Médica do TJ alerta sobre riscos de acidentes de trabalho durante a pandemia
Segundo especialista, mesmo que o funcionário esteja em regime de teletrabalho, empregador é responsável pelo caso de ocorrer acidentes
De acordo com a médica, o risco ergonômico é o mais presente durante o trabalho em casa.
Nesta segunda-feira, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data propõe uma reflexão sobre o tema e busca alertar para a importância de medidas preventivas, mesmo durante o período de trabalho em casa ("home office").
Segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mais de 700 mil acidentes de trabalho ocorrem todos os anos no Brasil, sendo sete mortes por dia. As causas mais comuns são quedas, choques contra objetos, golpes provocados por ferramentas, cortes e fraturas.
Segundo a médica do trabalho Gabriela Cabral, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), mesmo que o empregado esteja trabalhando em sua residência, o empregador é responsável em caso de ocorrer acidentes de trabalho. "Deve haver preocupação com as condições das atividades no local onde elas ocorrem, para cuidados relacionados à saúde ocupacional", explica a especialista.
Para a caracterização como acidente de trabalho devem estar presentes quatro requisitos em conjunto: nexo causal (em exercício do trabalho); sujeito (só o empregado pode se acidentar); lesão corporal ou perturbação funcional; morte ou redução da capacidade para o trabalho. "Há de se deixar claro que se não acontecer a incapacidade, não está configurado o acidente", ressalta.
De acordo com Gabriela, o risco ergonômico é o mais presente durante o home office. Pelo tipo de trabalho exercido, na maior parte do tempo em frente ao computador, é comum que muitos se esqueçam de manter uma postura correta ao se sentar.
"Sugerimos que posicionem as pernas em um ângulo de 90º e mantenham os pés no chão ou apoiados. A boa postura evita a tensão nas articulações e a compressão das coxas. Também é importante manter cabeça e pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão" explicou.
Mais dicas incluem: manter as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás; evitar sentar na ponta do assento; respeitar os horários, fazer intervalos, alongar o corpo e lembrar de beber água, o que também ajuda a lubrificar as articulações e músculos.
Além disso, os cuidados também devem incluir as condições do ambiente doméstico, buscando, sempre que possível, silêncio, tranquilidade e uma temperatura adequada. Para manter um ar saudável, é recomendado diminuir o uso de ar-condicionado. "O ideal é trabalhar com as janelas abertas", conclui a médica.













