Esmal 04/08/2020 - 22:01:14
Discurso de ódio é tema de debate em webinário da Esmal
Evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, terminou nesta terça-feira (4)

Última mesa do webinário foi presidida pelo desembargador Celyrio Adamastor, do Tribunal de Justiça. Última mesa do webinário foi presidida pelo desembargador Celyrio Adamastor, do Tribunal de Justiça.
Constituição, ética e discurso de ódio são temas debatidos no encerramento do Webinário da Esmal
O discurso de ódio precisa ser combatido pelo Poder Judiciário. É o que defende o professor Ingo Wolfgang Sarlet, que participou nesta terça-feira (4) do webinário "Democracia e Judiciário: Liberdade, Convivência e Tolerância", promovido pela Escola da Magistratura (Esmal), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
 
"Racismo, xenofobia, incitação à violência, nada disso é novo. A dimensão desse fenômeno é que hoje é diferente, por conta principalmente das redes sociais", explicou o professor.

Ingo Sarlet afirmou que é preciso encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e as demais liberdades fundamentais. "A Constituição Federal não permite dizer facilmente qual a posição preferencial e isso é um desafio para os julgadores. Também não temos no STF [Supremo Tribunal Federal] um precedente suficientemente atual e minimamente previsível em relação ao discurso de ódio".

E concluiu: "A liberdade de expressão é o esteio do Estado Democrático de Direito, mas dependendo do conteúdo do discurso ela pode colocar em risco a própria democracia".

A mesa de debate foi presidida pelo desembargador Celyrio Adamastor, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e moderada pela juíza Joyce Araújo. Participaram ainda os professores Andreas Krell, que explicou o funcionamento da Corte Constitucional alemã e sua contribuição para a democracia naquele país, e João Maurício Adeodato, que tratou sobre a institucionalização contra a ética das instituições brasileiras.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br