Geral 02/09/2020 - 13:44:15
TJAL tem representante no comitê de governança do sistema de auditoria do CNJ
Composto por 18 dirigentes, comitê tem como atribuições discutir assuntos técnicos, realizar ações coordenadas de auditorias em todo o Judiciário, entre outras atividades

O diretor-adjunto de Controle Interno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), José Gentil Malta, foi eleito para compor, durante o biênio 2020-2022, o Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (SIAUD-Jud/CNJ).

''O comitê é um instituto valioso dentro do SIAUD-Jud, formulando propostas, ações, elaborando estudos, entre outras atividades. E o mais importante é a forma democrática em suas deliberações, tomadas pela maioria de seus membros. Do ponto de vista do TJAL, ter um representante no comitê trará mais fortalecimento aos seus sistemas de controle e auditoria'', explicou José Gentil.

O SIAUD-Jud/CNJ, instituído pela Resolução CNJ nº 308/2020, tem como objetivo organizar o processo de auditoria em âmbito nacional, uniformizando procedimentos de auditoria, definindo diretrizes e estabelecendo parâmetros para a atividade de auditoria interna do Poder Judiciário. 

O comitê é composto por 18 dirigentes de unidades de auditoria dos tribunais de todos os segmentos da Justiça, incluindo os de pequeno, médio e grande porte do Judiciário estadual. O grupo de trabalho tem como atribuições discutir assuntos técnicos de auditoria interna, realizar ações coordenadas de auditorias em todo o Judiciário, regulamentar matéria de auditoria interna, elaborar notas técnicas, documentos e formulários. 

O sistema de auditoria tem como como órgão central o CNJ, incumbido da orientação técnica normativa e da avaliação da funcionalidade das unidades de auditoria interna.


Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br