Coronavírus 08/09/2020 - 12:29:02
Tribunal de Justiça realizou 116 sessões virtuais desde março
Qualquer cidadão pode assistir aos julgamentos do Pleno, Câmaras Cíveis e Criminal; as presenciais devem ser exceção, diz Tutmés Airan

Desde março, o Tribunal de Justiça de Alagoas já realizou 116 sessões virtuais dos seus órgãos colegiados. A modalidade remota foi adotada em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

As sessões passaram a ser transmitidas para o público, ao vivo pela internet, em julho. Qualquer cidadão pode assistir aos julgamentos do Pleno, Câmaras Cíveis e Criminal, por meio do site http://audienciavirtual.tjal.jus.br.

Para o presidente do Tribunal, Tutmés Airan, as sessões virtuais têm sido marcadas pela produtividade e "são um caminho sem volta". "Sessões presenciais tendem a ser excepcionais e é bom que seja assim, porque é bom para o jurisdicionado, o advogado e o desembargador", avalia o chefe do Judiciário.

Com relação à transmissão ao vivo, o desembargador considera que se trata de uma vitória da transparência. "É uma pequena, ou grande, proclamação da república, no sentido de que a coisa é pública à medida em que é transparente, e não oculta".

A transmissão é viabilizada pela Diretoria de Tecnologia (Diati) do TJAL, que dá todo o suporte ao aos desembargadores, advogados e servidores envolvidos no trabalho. A plataforma utilizada é a Polycom, utilizada amplamente pelo Tribunal para videoconferências desde 2016.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br