Coronavírus 10/09/2020 - 10:08:02
Dicom fornece 90% do conteúdo sobre o TJ publicado em sites alagoanos
Conteúdo é absorvido espontaneamente pelos veículos; 1.398 notícias sobre a Justiça de Alagoas foram publicadas em cinco meses de teletrabalho

Arte: Dicom TJAL. Arte: Dicom TJAL.

Em cinco meses de teletrabalho - de 20/03 a 20/08 - o núcleo de Monitoramento de Mídia da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do Poder Judiciário de Alagoas identificou 1.398 notícias sobre decisões (52%) e ações institucionais (48%)  publicadas em diversos veículos de comunicação digital alagoanos.

Elaborado com base em conteúdo absorvido de forma orgânica (espontânea), o levantamento  evidencia que 90%  deste conteúdo tem como origem o Núcleo de Imprensa e Webjornalismo, que produziu, publicou no portal do TJAL e disseminou 562 textos (matérias) nos cinco primeiros meses de trabalho remoto.

"O índice de conteúdo positivo verificado é de 99%. É sinal da credibilidade do material ofertado aos diversos veículos de comunicação de Alagoas", avalia o jornalista Maikel Marques, diretor de Comunicação. "Noventa por cento deste conteúdo tem como origem a Diretoria de Comunicação do TJAL", completa.

Embora se produza mais conteúdo sobre ações institucionais, os portais de notícia absorvem muito mais conteúdo sobre decisões judiciais. Das 1.398 notícias republicadas pelas agências de notícia, 715 (52%) informavam sobre decisões de primeiro e segundo graus e 669 (48%) sobre ações administrativas. 


Presidente Tutmés Airan durante entrevista conduzida pelos profissionais da Dicom. Foto: Caio Loureiro.

Maior absorção de conteúdo sobre decisões

59% (425) do conteúdo localizado nos sites diz respeito a decisões de primeiro grau, o que é natural justamente porque quantidade de juízes na primeira instância é dez vezes maior do que na segunda. O percentual de conteúdo produzido pela Dicom sobre decisões de primeiro grau foi de 79%, entre 20/03 e 20/08.

Em veículos impressos, 83,6% do conteúdo monitorado tem como origem a Diretoria de Comunicação (Dicom). O monitoramento remoto do conteúdo sobre o TJAL é feito pelas servidoras Ilde Zorzi e Eduarda Baltar. Os relatórios deste serviço, segmentados entre mídia impressa e digital, podem ser conferidos clicando aqui.

O conteúdo ofertado aos sites é produzido de modo remoto ou presencial pelos servidores Diego Silveira, Robertta Farias e Isaac Neves, também responsáveis pelo atendimento às demandas da imprensa. Os textos da Corregedoria são produzidos por Niel Antônio. Carolina Amâncio reponde pelo conteúdo da Escola da Magistratura (Esmal) 

As imagens que ilustram os textos da Diretoria de Comunicação (Dicom) são do repórter fotográfico Caio Loureiro. Itawi Albuquerque produz as imagens inseridas nos textos da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). A publicitária Clara Almeida também colabora com ilustrações para textos em geral. 


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br