Geral 20/07/2009 - 16:12:16
Mutirão da Cidadania chega até Santana do Ipanema


Mutirão em Santana mobilizou ações de DNA, palestras e curso para servidores Mutirão em Santana mobilizou ações de DNA, palestras e curso para servidores Caio Loureiro

     A cidade de Santana do Ipanema recebeu, na última sexta-feira (17), a quinta edição, deste ano do Mutirão da Cidadania realizado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). O evento, que proporcionou coleta gratuita de exames de DNA e uma palestra com tema “Direito de família e noções de cidadania”, proferida pela juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, beneficiou também as Comarcas de Pão de Açúcar, Batalha, Major Izidoro, São José da Tapera, Maravilha, Cacimbinhas e Olho d’Água das Flores.

     Para a coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, o objetivo da ação é estreitar as relações entre a sociedade e o Judiciário, garantindo a efetividade do direito à Justiça. “Para que o cidadão possa ser visto como tal, ele precisa ter acesso a direitos básicos, como determina a Constituição. Por isso, realizamos o Mutirão da Cidadania, que dessa vez ofereceu serviços gratuitos de coleta de DNA, onde as partes interessadas no reconhecimento da paternidade, inclusive das cidades circunvizinhas de Santana do Ipanema, tiveram a oportunidade de fazer o exame sem nenhum custo”, ressaltou a juíza.

     A promoção de conhecimento também é outra finalidade do programa que sempre oferece a população palestras sobre os mais variados assuntos. “Informação é poder. Acredito que a Justiça tem um forte papel social nesse aspecto. Temos o Programa Cidadania e Justiça na Escola que leva as pessoas conhecimentos fundamentais, tornando-as mais habilitadas na execução de seus direitos”, destacou a magistrada.

     Os servidores e funcionários do Poder Judiciário participaram do curso de atualização com o tema “Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa”, ministrado pela professora Maria Tereza Vasco Tenório Lyra. Entre os temas abordados estavam o vocabulário ortográfico e as recentes modificações da língua portuguesa como alfabeto, trema, uso do hífen, acento agudo e acento circunflexo.