TJAL participa de lançamento do programa Fazendo Justiça, do CNJ
Projeto dará continuidade ao Justiça Presente e tratará das ações da gestão do ministro Luiz Fux para enfrentamento aos desafios no campo da privação de liberdade no Brasil
Desembargador Celyrio Adamastor (superior, centro), juízes Fátima Pirauá (lado direito, centro) e Ivan Brito, além do servidor Igor Medeiros, representaram o TJAL na solenidade. Imagem: CNJ.
O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), os juízes Ivan Brito e Fátima Pirauá, coordenadores do GMF e da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, respectivamente, e o servidor Igor Medeiros participaram do lançamento virtual do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no último dia 6. O Fazendo Justiça dará sequência ao Justiça Presente e tratará das ações da gestão do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, para enfrentamento dos desafios no campo da privação de liberdade no Brasil.
Celyrio Adamastor destacou a importância de se abraçar iniciativas voltadas para a melhoria do sistema prisional e socioeducativo. "Desde o anúncio do nascimento do Justiça Presente e da exposição de seus motivos, ações e campos de trabalho, este GMF percebeu a importância e a amplitude da tarefa a ser concretizada, mobilizando-se para prestar e angariar o apoio necessário", ressaltou.
O Fazendo Justiça ajustará novos planos executivos estaduais em colaboração com as cortes locais a partir dos avanços do programa anterior. A partir de novembro deste ano, haverá agenda de repactuação com cada tribunal.
As ações serão coordenadas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa tem apoio ainda do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na área das audiências de custódia, haverá colaboração do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - WC
imprensa@tjal.jus.br














