Corregedoria 30/10/2020 - 20:34:04
Fernando Tourinho lamenta morte do jurista Paulo Bonavides
Constitucionalista morreu nesta sexta-feira (30); ministro Humberto Martins também se pronunciou sobre o falecimento do amigo

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
O presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedor-geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, em nome dos corregedores-gerais de Justiça representantes do CCOGE, lamenta, com profundo pesar, a morte do professor e jurista Paulo Bonavides, ocorrida nesta sexta-feira (30), aos 95 anos.

"Paulo Bonavides deixou sua marca como um dos maiores juristas de nossa nação, respeitado no Brasil e no mundo por contribuir para o fortalecimento do Estado de Direito. É com pesar que recebo a notícia, mas certo de que as obras dele estão eternizadas no meio jurídico, visto que há muito tempo são vistas com bons olhos em várias universidades do mundo. Deixo registradas minhas condolências aos familiares e amigos", comentou Fernando Tourinho.

Quem também lamentou a morte de Bonavides foi o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

"Paulo Bonavides foi um dos maiores constitucionalistas dos nossos tempos! Perde o Brasil um notável jurista e exemplo ético de cidadão. Tivemos vários encontros em Alagoas, oportunidade em que presidia a OAB! Permanecem suas lições e influência no campo jurídico, consagradas e ao mesmo tempo atuais, capazes de orientar os operadores do Direito nos desafios que se apresentam ao nosso país", comentou o ministro.

Paulo Bonavides nasceu em Patos, na Paraíba, e iniciou a carreira no jornalismo e no Direito, no Ceará. Em 1950, começou a lecionar sociologia para alunos do ensino médio do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, em Fortaleza. 

Bonavides era considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar. 

Foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009).

Entre os prêmios recebidos pelo jurista estão o Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).

Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842