Inovação - Robô Hércules já analisou mais de 10 mil petições da 15ª Vara Cível da Capital
Parceria da Diretoria de Tecnologia (Diati) com Universidade Federal de Alagoas (Ufal) permitiu uso de inteligência artificial para acelerar processos em unidade cível do TJAL
Arte: Clara Fernandes
O robô Hércules, criado Laboratório de Estatística de Ciências dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Diretoria de Tecnologia (DIATI), já analisou mais de 10 mil petições intermediárias da 15ª Vara Cível da Capital (Fazenda Municipal) desde sua criação, em 2019.
O software é uma das inovações da gestão do presidente Tutmés Airan de Albuquerque Melo, para quem a automação de rotinas repetitivas em uma unidade judiciária permite a identificação de petições semelhantes com mais agilidade, o que demoraria muito tempo se executado manualmente.
Entusiasta da iniciativa, o presidente Tutmés Airan ressalta que o objetivo não é que a máquina substitua o homem, mas que seja utilizada em tarefas repetitivas. A ideia é continuar expandindo a tecnologia para as demais varas cíveis do estado. Atualmente, o robô está em teste na 30ª Vara Cível de Maceió (Saúde).
'Uma vez alocado o processo em fila específica, as ações seguintes podem ser automatizadas, como por exemplo a criação de despachos pré-configurados, intimações ou outros procedimentos', observa José Baptista, diretor de Tecnologia do Poder Judiciário de Alagoas.
Reconhecimento nacional
Com o software, o Tribunal de Justiça de Alagoas foi finalista no "Prêmio Inovação - Judiciário Exponencial", ao lado de iniciativas do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.














