Geral 20/11/2020 - 13:28:48
TJAL compartilha com TJAC informações sobre a Secretaria de Processamento Unificado
Tribunal do Acre pretende implantar setor semelhante à SPU, que em Alagoas atua em cerca de 72 mil processos de 34 unidades

Representantes do TJAL e TJAC em reunião virtual sobre a SPU, na quarta-feira (18). Representantes do TJAL e TJAC em reunião virtual sobre a SPU, na quarta-feira (18).

Para conhecer funcionamento da Secretaria de Processamento Unificado do Judiciário de Alagoas, representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) se reuniram virtualmente com o coordenador da Secretaria, juiz Hélio Pinheiro, e o diretor da SPU, servidor Steffannon Lima, na quarta-feira (18).

Esteve entre os participantes o vice-presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que também está à frente do Comitê de Governança da Tecnologia da Informação do Tribunal. A Corte daquele estado busca informações para implantar um setor semelhante à SPU, que em Alagoas concentra, atualmente, o cumprimento de atos cartorários de 34 unidades judiciais.

O juiz Hélio Pinheiro ressaltou a satisfação em poder ajudar, e ratificou sua confiança de que o modelo adotado pela SPU em Alagoas, sob a supervisão do desembargador Domingos Neto, será bem-sucedido em outros estados, por todas as suas vantagens.

"Temos a convicção de que o modelo de gestão de cumprimento de atos processuais do TJAL – baseado na SPU e pautado pela centralização e especialização da execução das tarefas e pela padronização e automação de procedimento e rotinas – tende a se consolidar como um modelo de máxima eficiência, otimizando e racionalizando o uso da mão de obra, por um lado, e aumentando a produtividade e reduzindo custos para a administração, por outro", disse o magistrado.

Com 89 servidores, a SPU atua em cerca de 72 mil processos de 34 unidades judiciárias da capital e interior, sendo 19 varas criminais, 14 varas cíveis e uma vara de juízo único. O número inclui ainda os processos relacionados à falência da Usina Laginha, assumidos pela Secretaria em julho de 2020. Durante o biênio 2019-2020, até agora, foram mais de 325 mil atos cartorários cumpridos.

Também participaram da reunião, pelo Tribunal de Justiça do Acre, a juíza auxiliar da Presidência Andréa Brito; a diretora do foro de Rio Branco, juíza Zenice Mota; e o servidor Marcel Maia Viana. 


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br