Presidência 28/07/2009 - 14:07:37
Entidades prestam solidariedade à presidente do TJ/AL
Apoio dos representantes do Niej é em relação a ataques feitos ao Poder Judiciário

Entidades entregam à desembargadora Elisabeth Carvalho moção de repúdio às acusações de parlamentar Entidades entregam à desembargadora Elisabeth Carvalho moção de repúdio às acusações de parlamentar Caio Loureiro

     A Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, recebeu, nesta terça-feira (28), a visita de representantes de entidades que formam o Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (Niej), em demonstração de solidariedade mediante às recentes declarações do deputado estadual Cícero Ferro, que atingiram não só a presidência do TJ/AL, mas todo o Judiciário alagoano.

     Dentre as 19 entidades que compõem o Niej, o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), a Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos estiveram presentes no gabinete da Presidência do TJ e entregaram à desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento uma moção de repúdio aos ataques do parlamentar envolvido na Operação Taturana.

     Para o promotor de Justiça Afrânio Roberto, presidente do Niej, a entidade se sente ultrajada com as declarações feitas pelo parlamentar e entende que não deve se calar diante delas. “As nossas instituições não admitem esse tipo de comportamento e se sentem na obrigação de prestar solidariedade ao Poder Judiciário e à sua presidente, pois as agressões do parlamentar ofenderam não só o Judiciário, mas toda a sociedade alagoana”, disse o promotor.

     O presidente em exercício da Almagis, juiz Pedro Yvens Simões, o advogado Fernando Maciel, representante da OAB/AL, e o advogado Everaldo Patriota, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, também levaram seus cumprimentos à desembargadora-presidente. Paulo Rubim, secretário estadual de Defesa Social, disse não se intimidar diante das colocações do deputado Cícero Ferro, ao tempo que também levou seus préstimos à magistrada.

     Reunião no STF

     Agradecida pela manifestação do Niej, a desembargadora falou da importância desse apoio, dada a grandeza de todas as entidades que compõem o Núcleo. “A situação chegou a um ponto que desestabilizou a ordem pública. Se faz necessário, então, tomar uma atitude mais contundente em relação a isso. Portanto, na última segunda-feira enviei expediente ao ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e em breve me reunirei com ele para saber quais atitudes o ministro deve tomar em relação ao caso”, revelou Elisabeth Carvalho.

     Todos os representantes das entidades presentes se disponibilizaram a ajudar a desembargadora-presidente com todo o aparato jurisdicional necessário para a enfrentar as manifestações acusatórias dos deputados estaduais envolvidos na Operação Taturana, demonstrando confiança na competência da desembargadora no desempenho de suas funções, bem como em todos os membros do Poder Judiciário alagoano.