Esmal 07/01/2021 - 07:45:52
Clube do Livro inicia 2021 com leitura de 'Uma aprendizagem', de Clarice Lispector
Grupo discutiu o romance intimista em encontro virtual realizado na terça-feira (5)

Periodicamente são abertas vagas para magistrados e servidores participarem do Clube. Periodicamente são abertas vagas para magistrados e servidores participarem do Clube. Foto cedida pelo grupo.

"Uma aprendizagem", romance de Clarice Lispector, foi a primeira obra discutida em 2021, pelo Clube do Livro: Direito e Literatura. O livro intimista conta a história da mulher Lóri e sua busca pelo autoconhecimento e individualidade. "Você acompanha o crescimento da personagem Lóri, seus pensamentos e angústias. Em maior ou menor grau, todos que lerem a obra vão se identificar com a personagem", destaca a servidora Andréa Santa Rosa, membro do Clube.

"A obra de Clarice mostra uma universalidade e atemporalidade. Embora tenha sido escrita por volta de 1969, ela traz questionamentos da personagem que muitas mulheres têm ainda hoje, em 2021", diz Andréa. "Lemos esse livro no final do ano passado, e a leitura intensificou muito das nossas reflexões de final de ano e mostrou que muitas dessas questões também são compartilhadas por outras pessoas", complementa.

O próximo livro a ser debatido será "Marrom e Amarelo", de Paulo Scott, fechando o terceiro ciclo do Clube. Durante o segundo semestre de 2020, os servidores discutiram as obras “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior; "Antígona", de Sóflocles; "A filha perdida", de Elena Ferrante; e "É isto um homem", de Primo Levi. No final deste mês de janeiro será divulgado a lista de obras que comporão o quarto ciclo do grupo, o qual terá início nos primeiros meses de 2021.

A discussão virtual da obra de Clarice ocorreu nesta terça-feira (5), por meio do Google Meet. Periodicamente são abertas vagas para magistrados e servidores participarem dos encontros do Clube, que acontecem geralmente na última terça-feira de cada mês e também valem certificados de presença.  

Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br