Mulher 29/01/2021 - 12:19:09
Casa da Mulher: equipes multidisciplinares passarão por treinamento
Data de início das capacitações ainda será definida; trabalho terá apoio do Nupemec

Integrantes do Nupemec e da Casa da Mulher durante reunião com psicólogas e assistentes sociais, nesta sexta (29). Integrantes do Nupemec e da Casa da Mulher durante reunião com psicólogas e assistentes sociais, nesta sexta (29).
Casa da Mulher: equipes multidisciplinares passarão por treinamento
A Coordenação da Casa da Mulher Alagoana promoveu reunião, nesta sexta (29), com psicólogas e assistentes sociais que trabalharão na unidade. As profissionais, aprovadas em processo seletivo do Tribunal de Justiça (TJAL), passarão por treinamento antes de iniciarem os atendimentos às vítimas de violência doméstica.

Segundo a psicóloga Bárbara Abreu, as capacitações vão ajudar as equipes a entender as diretrizes da Casa e a oferecer um atendimento mais humanizado às vítimas. "Vamos aprender como receber essas mulheres e qual direcionamento dar aos casos", disse.

Para a psicóloga, as vítimas de violência doméstica precisam de um olhar mais atencioso dos entes públicos. "Elas passam por um sofrimento grande. Os dados da violência estão aí todos os dias estampados nos jornais".

A profissional destacou ainda a importância da Casa da Mulher Alagoana no enfrentamento a esse tipo de crime. "É uma estrutura fantástica. A gente fica pensando como é que isso não existia antes. É um espaço que concentra todos os atendimentos que a vítima vai precisar ter no momento".

A assistente social Neide de Farias também vai integrar a equipe de profissionais da Casa. Segundo ela, o trabalho na unidade deverá ser o mais humanizado e célere possível. "Estaremos diante de um ser humano que teve a sua integridade e dignidade violadas, danos causados pelo sofrimento físico, psicológico, moral, entre outros".

As datas das capacitações ainda serão definidas e serão feitas com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAL, o Nupemec. Para a coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, o treinamento das equipes multidisciplinares é fundamental.

"O trabalho dessas profissionais é importante, pois são elas que receberão a vítima com visão integrada, desde o acolhimento até a resolução do conflito", afirmou.

O projeto

Inaugurada no último dia 8, a Casa da Mulher Alagoana reúne, em um só local, Juizado, delegacia especializada, Defensoria Pública, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e outros órgãos da rede de proteção às vítimas de violência doméstica. Funcionando na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, o prédio conta ainda com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação.

Um programa de encaminhamento das mulheres para capacitação e emprego também funciona na estrutura, por meio de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). Nessa quinta (28), a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, conheceu o espaço, que é uma parceria entre Judiciário, Executivo e Legislativo.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br