Presidência 10/02/2021 - 14:47:49
TJAL designa grupo de trabalho para cumprir resolução do CNJ sobre transparência
Órgãos do Poder Judiciário devem garantir às pessoas o direito de acesso à informação, em conformidade com a Lei 12.527/2011

Imagem: Freepik Imagem: Freepik
TJAL designa grupo de trabalho para cumprir resolução do CNJ sobre transparência

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Loureiro, designou o grupo de trabalho para cumprimento do Anexo II da Resolução nº 215/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o biênio 2021-2022. A Portaria nº 476, com a designação, está no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (10).

O grupo é composto pelos servidores Inara Francoyse de Souza Pereira, Luis Gustavo Peixoto Cavalcante, Paulo Buarque Ramirez, Antonio de Souza Junior, Lyvia Maria Rocha Moraes Silva, Abelardo Braga Laurindo de Cerqueira Júnior e Aretha Rodrigues Shulz Tenório.

As servidoras Inara e Aretha são as responsáveis pelo monitoramento das atividades, sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência Manoel Cavalcante.

A Resolução nº 215 do CNJ dispõe sobre a transparência na divulgação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário, para fazer cumprir a Lei nº 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação (LAI).

Conforme dita o documento, os órgãos administrativos e judiciais do Poder Judiciário devem garantir às pessoas naturais e jurídicas o direito de acesso à informação, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

O Anexo II da Resolução indica os itens que são avaliados pelo CNJ para estabelecer o posicionamento dos tribunais em um ranking de transparência. O TJAL designou o grupo visando melhorar o índice de cumprimento do TJAL quanto aos requisitos estabelecidos no Anexo II. 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br