Presidência 03/03/2021 - 12:33:55
Presidente do Tribunal de Justiça ouve pleitos da advocacia
Ampliação do uso das salas passivas e retorno das atividades do Comitê de Atores Judiciais foram temas discutidos em reunião no Tribunal, nesta quarta (3)

Klever Loureiro ouviu pleitos dos advogados e defendeu diálogo entre TJ e OAB/AL. Klever Loureiro ouviu pleitos dos advogados e defendeu diálogo entre TJ e OAB/AL. Foto: Adeildo Lobo
Presidente do Tribunal de Justiça ouve pleitos da advocacia

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro, recebeu representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), nesta quarta-feira (3). O desembargador ouviu pleitos da categoria, como a retomada das atividades do Comitê de Atores Judiciais, que reúne instituições atuantes no sistema de Justiça.

"Esse comitê é importante. A ideia é que os participantes voltem a se reunir pelo menos uma vez por mês para acompanhar e discutir demandas em prol dos jurisdicionados", afirmou Klever Loureiro, ressaltando que o retorno dos trabalhos já está sendo analisado pelo TJAL.

O comitê, criado em 2019, reúne Tribunal de Justiça, OAB/AL, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros órgãos. De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados, Nivaldo Barbosa, o momento é de intensificar o diálogo entre as instituições.

"A questão do despacho virtual, que é o magistrado receber o advogado virtualmente, além dos atendimentos ao público em geral, são pontos que podem ser observados pelo Judiciário, a partir do comitê", disse.

Outro pleito defendido pelos advogados, e discutido na reunião, diz respeito ao uso das salas passivas, destinadas à produção de provas orais. "Precisamos potencializar o uso dessas salas, sobretudo para aqueles jurisdicionados que não têm acesso ou não sabem lidar com a tecnologia. Com as salas funcionando, a pessoa vai até o Fórum, é recebida por um servidor que a coloca on-line com o juiz, advogado ou promotor", explicou Nivaldo Barbosa.

A ampliação do uso das salas passivas será analisada pela Presidência do TJAL. Participaram da reunião os juízes Alexandre Lenine, Orlando Rocha Filho e Manoel Cavalcante, além de servidores do Tribunal e advogados.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br