Esmal 03/03/2021 - 19:17:13
Novos membros ingressam no 4º ciclo do Clube do Livro: Direito e Literatura
Novela do russo Liev Tolstói emocionou participantes; vagas rotativas para debate sobre obra do mês de abril estão disponíveis

Saiba como participar do Clube do Livro do Poder Judiciário de AL

?A novela ‘A morte de Ivan Ilitch’, escrita pelo russo Liev Tolstói e publicada em 1886, foi o ponto de partida do quarto ciclo de encontros do Clube do Livro: Direito e Literatura. No debate virtual organizado pela Biblioteca Geral do Judiciário, que fica na Escola Superior da Magistratura (Esmal), realizado nessa segunda-feira (1º), novos integrantes compuseram o grupo e contribuíram com a análise das reflexões que o protagonista do livro faz sobre a sua jornada ao se deparar com a morte. 

Ana Paula Barros, técnica judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é um dos novos membros do Clube e essa foi a sua primeira reunião. Para ela, ingressar no grupo foi a realização de um desejo antigo, pois já era fascinada pelo projeto. “Em meio a tantos afazeres, julgava não conseguir agregar mais uma atividade. No entanto, decidi me inscrever na lista de espera e fui agraciada com uma vaga. As primeiras páginas do livro ‘A morte de Ivan Ilitch’ logo me encantaram com suas questões tão profundas, que nos fizeram refletir sobre a morte, assunto sobre o qual pouco falamos, e sobre as prioridades que elegemos na condução de nossas vidas”, destacou. 

Já para Henrique Lages, que também iniciou sua trajetória no Clube agora, o primeiro encontro foi muito interessante, pois no espaço virtual encontrou pares para dividir o seu gosto pela leitura. “É uma excelente oportunidade de compartilhar ideias com outros colegas do Judiciário por meio do debate sobre livros”, enfatizou o analista judiciário do TJAL. 

Vagas rotativas disponíveis 

A novidade para esse quarto ciclo do Clube é a disponibilização de duas vagas de ocupação rotativa a cada mês. As vagas extraordinárias são uma oportunidade para que novos servidores e magistrados da Justiça alagoana conheçam o projeto e disseminem ainda mais o hábito da leitura entre seus colegas e fora do Tribunal.  As inscrições para as vagas rotativas devem ser feitas por e-mail, que deve ser enviado para bibliotecageralesmal@gmail.com com a indicação de qual encontro gostaria de participar. 

Os próximos títulos a serem discutidos pelo grupo são:‘Crime do cais do Valongo’, de Eliane Alves, dia 5 de abril; ‘A morte e o meteoro’, de Joca Reiners Terron, dia 3 de maio; ‘Sobre os ossos dos mortos’, de Olga Tokarczuk , dia 7 de junho; ‘A trégua’, de Primo Levi, dia 5  de julho; e ‘Ciranda de pedra’, de  Lygia Fagundes Telles, dia 2 de agosto. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, os encontros permanecem sendo on-line, às 19h30, por meio do Google Meet. 

Interessados em participar de forma fixa no Clube do Livro podem enviar e-mail para bibliotecageralesmal@gmail.com para compor lista de espera. Ao final de cada ciclo de seis obras discutidas, a Escola Superior da Magistratura (Esmal) emite um certificado de participação com carga horária de 18 horas. Para receber o certificado, o participante deverá comparecer a pelo menos quatro reuniões durante o ciclo.  Para mais informações, envie e-mail para a Biblioteca Geral do Judiciário, no  endereço bibliotecageralesmal@gmail.com.

Carolina Amancio - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br