Esmal 26/03/2021 - 18:50:29
'A conscientização de estudantes sobre violência doméstica é fundamental', diz secretário de Educação
Palestras on-line promovidas pela Coordenadoria da Mulher, em parceria com Esmal e Seduc, alcançaram mais de mil adolescentes do ensino médio

Palestras ocorreram por meio de plataformas virtuais. Palestras ocorreram por meio de plataformas virtuais.
Adolescentes da rede estadual ouvem palestras de juízes sobre tipos de violência doméstica

“A conscientização dos estudantes é fundamental nesse momento de pandemia, quando problemas familiares que podem acentuar  ainda mais a violência doméstica foram revelados”. É assim que o secretário estadual de Educação, professor Fábio Guedes, define a importância das 13 palestras virtuais sobre violência doméstica contra a mulher realizadas pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) entre os dias 22 e 26 de março. 

Ainda segundo o secretário, os estudantes bem-informados sobre o assunto podem colaborar para que a violência no ambiente familiar seja denunciada para as autoridades competentes.  As palestras virtuais foram destinadas a estudantes da rede estadual de ensino, e alcançou mais de mil adolescentes do ensino médio.

Secretário estadual de Educação, professor Fábio Guedes, acredita que conscientização é fundamental para denunciar situações de violência doméstica. 

Os palestrantes falaram sobre os tipos de violência doméstica existentes, conforme prevê a Lei Maria da Penha. Além da agressão física, há a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial.

“Às vezes eles nem sabem que aquilo que está ocorrendo é um tipo de violência. A gente está ilustrando com bastante exemplos. Falamos sobre compartilhar prints de conversas mais íntimas no fim do namoro, isolar dos amigos, ter uma atitude de perseguição, tirar o celular, mandar trocar de roupa”, explica a juíza Laila Kerckhoff, uma das organizadoras do evento.

Todas as escolas do Estado foram convidadas para o evento, viabilizado com a colaboração do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), e da Secretaria Estadual de Educação.

Também fizeram parte da organização do evento as juízas Fátima Pirauá e Eliana Machado, integrantes da Coordenadoria da Mulher. Ministraram as palestras, além de psicólogas e assistentes sociais das equipes multidisciplinares da Justiça, os juízes Allysson Amorim, André Parizio, Bruno Massoud, Carolina Valões, Clarissa Mascarenhas, Fausto Magno, Igor Figueirêdo, Lívia Mattos, Luana Cavalcante e Thiago Morais.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br