 Coordenador de suporte da Softplan, Erikson Soares, em teletrabalho
								Coordenador de suporte da Softplan, Erikson Soares, em teletrabalho  
							 
											
							
							
													
															
																		
									
										
											 
												
												 
													Justiça de Alagoas realiza cerca de 200 atendimentos diários pelo suporte SAJ 1º Grau
												 
												 
											  
											 									 
										 
										 
									 
								 
														
							
																															
																								 
												
													
										
							 				
										
					O suporte do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) 1º Grau, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), realiza cerca de 200 atendimentos diários a magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados. A ferramenta é a responsável por gerenciar os processos do TJAL, promovendo a integração entre as instituições do sistema da Justiça.
De acordo com Erikson Soares Araújo, coordenador de suporte da Softplan, empresa responsável pelo SAJ, as principais demandas recebidas pelo setor são de dúvidas sobre o sistema e orientações para realização de procedimentos. Além disso, os técnicos são procurados quando há falha no sistema, erro de integração com o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros problemas. 
 
O coordenador explicou que toda a equipe técnica vem atuando em regime de teletrabalho desde o início da pandemia da Covid-19, em marco de 2020, sendo possível instalar o sistema na máquina do usuário, dar orientações e encaminhar links para baixar os arquivos necessários, sem a necessidade de encontrar pessoalmente com os usuários.
Assistência remota
“Nosso suporte dentro do Judiciário já era uma espécie de assistência remota, dificilmente chegava alguém presencialmente para ser atendido. Nós utilizávamos o telefone, Intrajus e quaisquer outras ferramentas para apoio e a assistência remota já era a concepção do nosso trabalho. A diferença agora é que a nossa equipe não está mais reunida, cada um de sua casa consegue trabalhar normalmente”, explicou Erikson Soares.
Com a pandemia, o setor percebeu que cresceu a quantidade de atendimento, demonstrando que o trabalho do Poder Judiciário alagoano também aumentou. Ao avaliar como positiva a atuação do suporte por teletrabalho, Erikson Soares também destacou os obstáculos.
“É um pouco mais desafiador porque não estamos com a equipe do lado para alguém puxar o atendimento para si ou discutir o problema e as soluções, embora isso a gente venha fazendo por grupo de Whatsapp ou por ligações. O desafio é, nesse momento de pandemia, estar sozinho em casa e dar conta de toda demanda que surge, sem ter a equipe ali, um colega do lado que pode ajudar naquele momento”, relatou. 
Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjla.jus.br