Médicos do TJAL fazem mais de mil consultas por videoconferência
Resultado foi obtido 10 meses após a adoção da telemedicina pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Judiciário
 Médico Georges Basile durante atendimento a paciente de forma remota.
								Médico Georges Basile durante atendimento a paciente de forma remota.  
							Em funcionamento virtual há 10 meses, o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) já realizou mais de mil consultas por videoconferência. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), visa garantir a prestação de serviços médicos durante o período de isolamento social.
São sete médicos atuando em áreas como clínica geral, reumatologia, ginecologia, infectologia e psiquiatria, sendo esta última responsável por 60% dos atendimentos no período.
De acordo com o diretor do DSQV, Georges Basile Christopoulos, os profissionais precisaram se adaptar à nova forma de trabalho. “É igual a uma consulta normal, porém mais limitada pela impossibilidade de um exame físico mais apurado. Foi difícil, pois não era um método que estávamos acostumados a realizar”, explica.
O médico também ressalta que o modelo virtual deve continuar após o término da pandemia, mas só para casos em que o paciente já tiver se consultado de forma presencial anteriormente. “Se o Conselho Federal de Medicina assim o permitir”, salienta Georges Basile.
Como agendar consultas
Magistrados e servidores interessados no teleatendimento deverão agendar a consulta através do WhatsApp, pelo número (82) 9323.6210 e baixar o termo de consentimento livre e esclarecido para o uso, de exceção, da telemedicina. O documento deve ser preenchido, assinado e devolvido ao DSQV pelo e-mail: setormedico@tjal.jus.br.
Apenas após o recebimento do documento é que a consulta será agendada. O servidor será informado sobre a data e horário para a consulta médica, que ocorrerá por videochamada no Google Meet ou WhatsApp.
Apesar da virtualização, os serviços do DSQV também estão funcionando presencialmente. O Setor Médico fica localizado no segundo andar do prédio antigo do TJAL, em frente às escadas. Já o Setor de Psiquiatria está localizado no térreo do Fórum da Capital.
 
     
     
 
 
  
  
  
 












