Tecnologia 14/04/2021 - 13:28:58
Mais segurança: autenticação de dois fatores passa a ser exigida para acesso à VPN do TJAL
Procedimento é muito utilizado atualmente em grandes plataformas, como o Whatsapp, para conferir mais uma camada de segurança

Em nota distribuída na segunda-feira (12), o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGOVTIC) esclarece que a autenticação em duplo fator para acesso à VPN (Virtual Private Network) do Tribunal de Justiça de Alagoas passou a ser exigida para reforçar a segurança da rede de dados do Tribunal.

Confira aqui o comunicado na íntegra.

O procedimento é considerado necessário pelo Comitê para atender às boas práticas previstas na  Lei Nº 13.709, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A autenticação em dois fatores é muito utilizada atualmente em grandes plataformas online, a exemplo do Whatsapp, dando mais uma “camada de segurança”, como explica o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista.

No caso da VPN do TJAL, os dois fatores são a senha do VPN e a senha do certificado digital instalado na máquina que está sendo usada. “O hacker ou usuário mal intencionado que queria se passar por você, mesmo de posse de sua senha, ele teria que ter seu certificado digital instalado na máquina, o que gera uma extraordinária segurança no acesso à rede de dados”, explica Baptista.

Hoje, a VPN é utilizada para acesso aos sistemas mais sensíveis do Tribunal, como os que envolvem alterações de dados da folha de pagamento do Judiciário. Também é utilizado por assessores das unidades judiciais para acesso ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ), mas os que não possuem certificado digital têm a opção de utilizar o SAJWEB.

"Como houve uma melhoria significativa no SAJWEB, não se faz mais necessário usar a VPN. O SAJWEB hoje está totalmente equivalente à VPN, não existe diferença de performance entre os tipos de acesso. Ele conta com um sistema de rota mais curta, a tecnologia ASN, que detecta qual o menor caminho entre o provedor de acesso utilizado na casa do usuário ao TJAL", esclarece o diretor José Baptista.

Ainda assim, o comunicado do Comitê ressalta que, conforme deliberação da Presidência para a flexibilização do Ato Normativo nº 21/2015 do TJAL, será possível a expedição dos certificados digitais ICP-Brasil aos assessores judiciais ocupantes de cargos comissionados.

A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) está disponível para suporte técnico pelos telefones disponíveis no portal do teletrabalho, ou pelo WhatsApp (11) 4196-0723.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br