Suporte técnico do SAJ do 2º grau resolve média de 90 demandas diárias
Atendimentos são solicitados virtualmente por desembargadores, juízes, servidores, advogados e jurisdicionados
Dayana Sales destacou que o número de demandas aumentou com o teletrabalho no Judiciário.
O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) do 2º grau é utilizado diariamente por desembargadores, juízes, servidores, advogados e jurisdicionados que, em diversas ocasiões, precisam do apoio técnico da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Para esse atendimento são disponibilizados seis funcionários que resolvem aproximadamente 90 demandas por dia.
As principais demandas estão relacionadas a orientações sobre procedimentos no sistema, lotação, correção de processo no fluxo de trabalho e solicitação de novas configurações com a finalidade de facilitar e tornar o trabalho mais eficiente. Todos os chamados são solucionados de forma remota pela equipe do suporte, que utiliza ferramentas para acessar os computadores dos usuários.
De acordo com Dayana Ferreira Sales, que trabalha no Judiciário desde 2008, as demandas são registradas internamente por meio do Intrajus em uma base de informações e de busca. Para a servidora, o trabalho remoto não encontrou dificuldades para ser estabelecido durante a pandemia da Covid-19, mas aumentou significativamente a quantidade de atendimentos.
“Acreditamos que como os servidores não têm mais o colega ao lado para ajudar numa dúvidas quanto ao procedimento e utilização do sistema, o índice de questionamentos cresceu muito, ocasionando esse aumento no número de demandas ao nosso suporte técnico ao Sistema SAJ/SG5”, comentou.
Pelo Whatsapp, os integrantes da equipe trocam mensagens, incluindo imagens de erro que, eventualmente, aparecem na utilização do sistema, trocam informações para encontrar soluções em conjunto para os atendimentos. Também são realizadas regularmente reuniões entre a equipe e servidores do TJAL para explicar os procedimentos de utilização e configuração do SAJ 2º Grau, assim como para realizar pequenos treinamentos dos usuários.
“Dentro do Judiciário, mais especificamente na Diati, já trabalhávamos de forma semelhante a que estamos trabalhando na pandemia. Dificilmente realizávamos atendimento presencial, nossos atendimentos eram feitos via Help Desk (telefone) e Intrajus. Nosso maior desafio, como equipe, com o trabalho remoto, é conseguir dividir as experiências e demandas mais críticas, tendo em vista que quando trabalhávamos, de forma presencial, sempre dividíamos todas as informações, procurando debater e solucionar o problema em equipe”, esclareceu Dayana Sales.
Para solicitar o atendimento, os usuários encontram os contatos neste link disponibilizado no site do TJAL.













