Tecnologia 29/04/2021 - 13:41:34
Fórum da Capital solicita cerca de 30 atendimentos diários para a Diati
Magistrados e servidores do fórum contam com uma equipe de técnicos de informática que trabalham de forma remota e presencial

Gláucio Gomes durante trabalho presencial no Fórum da Capital. Foto: Arquivo pessoal Gláucio Gomes durante trabalho presencial no Fórum da Capital. Foto: Arquivo pessoal
Diati atende, em média, 30 solicitações diárias no Fórum de Maceió

Os magistrados e servidores lotados no Fórum da Capital acionam a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) cerca de 30 vezes ao dia, no período das 7h30 e 19h, de segunda a sexta-feira. Para garantir que esse atendimento seja o mais rápido e eficiente possível, a diretoria colocou à disposição uma equipe composta por cinco servidores técnicos de informática. 

Mesmo com o regime de teletrabalho estabelecido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) devido aos cuidados sanitários de combate à Covid-19, alguns servidores precisam exercer umas atividades presencialmente e para atender todas as demandas da Justiça alagoana, a equipe de suporte presta serviços remotamente e presencialmente, em sistema de escala. 

De acordo com o responsável pelo suporte técnico do fórum, Gláucio Gomes, a média de chamados dobram facilmente nos dias em que há quedas de energia ou alguma necessidade de atualização dos sistemas utilizados pelo Poder Judiciário, por exemplo.

“A principal demanda é relacionada ao sistema. Como somos os técnicos mais próximos, além de formatação de máquina, instalação de software, tiramos dúvidas e fazemos treinamentos de como utilizar o sistema. Nós também auxiliamos em demandas de outros setores da Diati com o acompanhamento deles. Por exemplo, se dá um problema na rede do TJAL ou no SAJ em um programa que o magistrado precisa utilizar, nós quem vamos atender a demanda com as orientações do setor responsável da sede”, esclareceu o servidor.

Ainda segundo Gláucio Gomes, a assistência remota foi a ferramenta mais importante para garantir a continuidade dos trabalhos dos magistrados e servidores durante o teletrabalho. 

“Trabalhamos muito de forma remota devido à pandemia, mas com escala de plantão para que todos os dias tenha um técnico atendendo as demandas presenciais. É possível resolver virtualmente instalação de software, remoção de algum programa que esteja atrapalhando o sistema de funcionar bem e fazer atendimento pelo Whatsapp, por exemplo. O importante é atender a demanda do usuário”, finalizou.

Clique aqui e confira os contatos disponibilizados pela Diati para suporte técnico para o Judiciário.


Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br