José Baptista expõe avanços tecnológicos do TJAL em evento nacional
Diretor de Tecnologia do TJAL foi um dos participantes do painel ‘Tecnologias Exponenciais e o impacto na Justiça’
Encontro ocorre de forma virtual em um ambiente 3D.
O Diretor de Tecnologia do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Baptista, falou sobre os avanços tecnológicos da Judiciário alagoano nos últimos anos, durante o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Estadual, nesta quinta-feira (29).
Baptista foi um dos participantes do painel “Tecnologias Exponenciais e o impacto na Justiça”, e destacou a digitalização dos processos em Alagoas e todas as tecnologias que puderam ser implantadas a partir disso.
“O Tribunal de Justiça de Alagoas possui atualmente 500 mil processos em tramitação, sendo 99,9% deles em formato digital. Desde 2014, o Tribunal não recebe mais processos físicos, além de utilizar um único sistema, o que possibilita que haja uma padronização das tecnologias adotadas”, afirmou o diretor.
Baptista seguiu citando conquistas como a Secretaria de Processamento Unificado, versão alagoana do “Cartório do Futuro”, setor que atua no cumprimento de atos cartorários de 40 unidades judiciais; e o Malote Digital, que permite o envio de correspondências oficiais entre o Tribunal e outras instituições, de forma digital.
“A cereja no bolo veio com a utilização da inteligência artificial, que é algo realmente disruptivo e sem precedentes”, afirmou o servidor. “Foi introduzida no TJ no finalzinho de 2019 com a análise de todos os processos cíveis em tramitação à época, comparando as petições daqueles processos com 50 tipos de recursos repetitivos escolhidos entre STJ e STF”, relatou.
O Hércules, ferramenta de inteligência artificial utilizada hoje pelo TJAL, foi desenvolvido em Alagoas após essa primeira experiência. O robô analisa petições intermediárias dos processos e agrupa as semelhantes em uma fila específica, desempenhando um trabalho que antes tomava muito tempo dos servidores humanos.
“O Hércules é fruto de uma parceria de muito sucesso entre o Tribunal e a Universidade Federal de Alagoas, através do seu laboratório de computação e matemática. Iniciamos pela vara mais crítica, a 15ª Vara Cível, responsável pela execução fiscal do Município de Maceió”, disse Baptista.
Enastic
O Enastic Justiça Estadual – promovido pela consultoria Judiciário Exponencial, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – tem uma programação vasta com especialistas na área da inovação, que estão debatendo os desafios tecnológicos no sistema de Justiça brasileiro para 2021. O evento é online e conta com um ambiente digital 3D. Começou na quarta-feira e será concluído nesta sexta-feira (30). Confira a programação.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br














