Taís e a pequena Heloísa: amor mais do que especial.
Especial Dia da Adoção: Conheça a história de Taís Pereira, mãe solo
A militar Taís Pereira, ainda na adolescência, alimentava o sonho de adotar uma criança. Com o tempo, ela foi amadurecendo a ideia, buscando se preparar, até que, já adulta, resolveu levar o sonho adiante. Hoje, ela é mãe da pequena Heloísa, de dois anos.
A criança tem microcefalia, paralisia cerebral e faz uso de sonda gástrica. O amor de Taís por Eloísa, no entanto, é maior do que qualquer dificuldade. "Ela é especial pela condição e especial porque é minha filha", contou a militar, em entrevista ao
Podcast do TJAL.
Para Taís, as pessoas que querem adotar precisam fazer uma autoanálise para ver se realmente estão prontas. A militar afirma ainda ser importante desconstruir a imagem idealizada e de perfeição que muitos têm em relação às crianças. "Que as pessoas busquem desconstruir esse amor condicionado, essa ideia de que não é possível amar o outro que não está naquele molde pré-estabelecido".
E completou: "O que há, de fato, são pessoas reais, com seus medos, histórias, deficiências e limitações".
Taís decidiu seguir o caminho de outras mulheres e ser "mãe solo". "Temos milhões de mães que cumprem essa missão e não é fácil. A experiência tem sido fantástica, mas não é possível se não houver uma rede de apoio", afirmou.
Adoção, para Taís, representa o exercício do amor. "Uma vez que a gente é mãe, não difere o amor de um filho, tenha ele sido adotado ou vindo de outra maneira".
Encontro Estadual de Adoção
Na próxima terça (25), a partir das 9h, a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL promove o 10º Encontro Estadual de Adoção. O evento será transmitido pela plataforma Google Meet.
Serão debatidos diversos aspectos da adoção e da proteção às crianças e adolescentes em Alagoas, especialmente durante o período de pandemia. Confira
aqui a programação.
Adoções Possíveis
Em 2019, o Judiciário de Alagoas lançou a campanha "Adoções Possíveis", para incentivar a adoção tardia no estado. Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL, a Diretoria de Comunicação (Dicom) produziu vídeos de adolescentes que estão em unidades de acolhimento e desejam ter uma família. Veja
aqui os depoimentos.
Diego Silveira, com informações de Mara Almeida - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br