CNJ lança cartilha digital sobre o Programa Justiça 4.0
Em processo de implementação, o projeto tem como objetivo promover o acesso à Justiça por meio de novas tecnologias e inteligência artificial
A Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou uma cartilha digital sobre o Programa Justiça 4.0, que tem como objetivo promover o acesso à Justiça por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.
Entre as ações e projetos do Justiça 4.0 estão a implantação do Juízo 100% Digital, da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) ampliando o grau de automação do processo judicial eletrônico e o uso de inteligência artificial (IA), prestar auxílio aos tribunais no processo de aprimoramento dos registros processuais primários, consolidar a Base de Dados Processuais (DataJud) e desenvolver a ferramenta de pesquisa e recuperação de ativos e desenvolvimento de um novo Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA).
O programa prevê o desenvolvimento e a tranferência integral dos conhecimento e das soluções desenvolvidas para os tribunais parceiros, auxiliando na implantação e na criação de estratégia de sustentabilidade.
A cartilha também traz as vantagens do Justiça 4.0, explica como será o custeio para implantação e desenvolvimento do programa e as etapas da implementação. Para mais informações, clique aqui.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br













