Inaugurado na última quinta feira (17), o 1º Centro de Telepresença do Brasil já está em pleno funcionamento. Com uma estrutura moderna, o espaço instalado no sistema prisional de Alagoas permite a realização de até 48 audiências por dia. O espaço possibilita a otimização dos procedimentos judiciais, dando maior celeridade aos processos, além de trazer economia aos cofres públicos e proporcionar mais segurança aos envolvidos.
Clique no vídeo acima e assista à matéria do repórter André Risco para a TV Tribunal.
O policial penal e chefe do Centro de Telepresença, Pierre Barboza, contou que houve uma diminuição dos gastos com combustíveis e manutenção de viaturas, além da redução do risco de fuga e de agressões. Ele destaca as vantagens do espaço. “Nós aqui tínhamos a obrigação de levar todos os reeducandos que eram solicitados para audiências na capital, além de todas as varas e comarcas do interior. Com a criação do centro, nós colocamos toda essa demanda em um lugar só”, disse.
Com um investimento total de cerca de R$ 1.180.000,00, edificado em uma área de 391 m², o centro conta com um espaço confortável e tecnologia de ponta para a execução das audiências virtuais por videoconferência. “Temos os equipamentos do Polycom, que tem uma tecnologia que proporciona uma imagem em HD. A qualidade de som também é muito boa. As câmeras giram 360º e as salas estão todas com ar-condicionado e mobília nova”, acrescentou Pierre.
Ainda segundo Pierre, o centro realiza em média 400 audiências por mês e o agendamento das oitivas com os réus presos ocorre através do Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi), plataforma desenvolvida pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Alagoas. “O sistema é muito bom. Na proporção que as varas ou comarcas vão solicitando, não se sobrepõe umas as outras, vai marcando e os horários vão sendo preenchidos”, esclareceu.
João Teixeira, com informações da TV Tribunal