Nacional 18/08/2009 - 10:24:49
INFOTJ está entre os três melhores jornais impressos jurídicos do País
Projeto do TJ/AL é finalista em prêmio nacional, concorrendo com o STJ e associação cearense

Capa da edição do INFOTJ inscrita no Premio Nacional de Comunicação e Justiça Capa da edição do INFOTJ inscrita no Premio Nacional de Comunicação e Justiça

     O INFOTJ, jornal institucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), é um dos três finalistas do 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, a mais importante premiação do segmento, cujo resultado final será divulgado durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), edição 2009. O evento ocorre no período de 02 a 04 de setembro deste ano, na cidade de São Luís do Maranhão.

     Primeiro boletim institucional de comunicação externa da história do TJ/AL, o INFOTJ concorre na categoria Jornal com os veículos “Informe-se”, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e “Cidadania em Pauta”, da Associação dos Defensores Públicos do Ceará. É a segunda vez que o informativo do Judiciário alagoano figura entre os finalistas do prêmio. Em 2006, o jornal ficou em 2º lugar.

     Este ano, a Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJ/AL, responsável pelo projeto, inscreveu a edição de fevereiro de 2009, cuja matéria de capa foi “Os novos Rumos da Gestão”. O INFOTJ despontou entre os informativos impressos de tribunais como os TRTs do Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe, e o TJ do Mato Grosso do Sul. Associações jurídicas de abrangência nacional e regional, como a Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra), Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra) e Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis) também participaram da disputa.

     Na escolha dos finalistas, a banca examinadora avaliou aspectos relacionados a linguagem e conteúdo editorial adequados ao público-alvo, designer gráfico, respeito ao estilo jornalístico, respeito às regras gramaticais, qualidade de impressão, criatividade e inovação, iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações), uso adequado dos recursos publicitários e periodicidade.

     Histórico

     O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, lançado em 2003, é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das Assessorias de Comunicação a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área.

     Na 7ª edição do prêmio, concorreram inicialmente 154 projetos de autoria de assessorias de comunicação de importantes Tribunais brasileiros – a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, do Ministério Público e de entidades de classe da área jurídica em todas as esferas.

     Nas três outras edições do prêmio das quais participou, a Dicom conquistou o primeiro lugar, em 2007, com o case Auditoria de Inserção do TJ/AL na Mídia Impressa Alagoana, na categoria projeto especial; e dois segundo lugares, em 2008, com Logomarca do Poder Judiciário (categoria identidade visual), e 2006, com Informativo TJ (categoria jornal).