Tecnologia 29/07/2021 - 17:08:34
Funcionalidade do iAcordo é apresentada para magistrados e servidores
Ferramenta, que será implantada em todo o Judiciário alagoano, viabilizará a resolução online de conflitos pré-processuais e processuais

Explicação geral sobre a ferramenta foi realizada virtualmente, por meio do Zoom. Explicação geral sobre a ferramenta foi realizada virtualmente, por meio do Zoom.

As funcionalidades da plataforma iAcordo foram apresentadas, nesta quinta-feira (29), por videoconferência, para os magistrados Geneir Marques, Kleber Borba e Marcella Garcia, servidores lotados nos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de todo o estado e advogados.

A ferramenta vem sendo testada desde setembro de 2020, acompanhada pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e está em processo de implantação em todo o Poder Judiciário. Nela, poderão ser viabilizados acordos de conflitos pré-processuais e conflitos com processos já em andamento.

O diretor-executivo da plataforma, Eduardo Brasil, conduziu a apresentação e informou que um treinamento mais específico será realizado com aqueles que vão utilizar a ferramenta diretamente. Segundo Eduardo, a plataforma possibilitará que as partes se expressem, em um ambiente de fácil acesso e seguro, tanto tecnologicamente quanto juridicamente.

“A ideia é aproximar as partes em um ambiente virtual, disponibilizar tudo o que o conciliador precisa para fazer a conciliação, como documentos, espaço para as audiências virtuais e, no final, ainda disponibilizar todo o histórico da negociação para o juiz homologar o acordo”, contou.

De acordo com o desembargador Tutmés Airan, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), esse novo instrumento terá um papel importante para desafogar o Poder Judiciário e deixá-lo cada vez menos burocrático.

“É uma ferramenta que possibilita a realização de acordos pré-processuais através do celular. A ideia é que sobretudo os oficiais de justiça sejam capacitados. Eles têm contato com as partes, vão citar as partes e aí, no momento da citação, podem fazer um convite para o acordo. Eles, capacitados, vão poder usar essa ferramenta para evitar que o processo nasça”. 

Webinar explicativo sobre iAcordo

No próximo dia 13 de agosto, às 10h, será realizado por meio da plataforma Zoom, um webinar explicativo sobre o iAcordo. A capacitação será aberta para magistrados, servidores, advogados e o público em geral. Os interessados devem acessar este link.
 
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br