Mulher 13/08/2021 - 14:33:37
Contra violência doméstica, TJAL articula parcerias com Onu Mulheres
Tribunal busca apoio da Organização das Nações Unidas para aprimorar ações do poder público no ‘pós-denúncia’ da violência contra mulheres

Reunião virtual entre a Onu Mulheres e o Tribunal de Justiça, nesta sexta (13). Reunião virtual entre a Onu Mulheres e o Tribunal de Justiça, nesta sexta (13).
Integrantes da Coordenadoria da Mulher e da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas reuniram-se virtualmente com representantes da Onu Mulheres, nesta sexta-feira (13). O encontro tratou da construção de parcerias para aprimorar o enfrentamento à violência doméstica.

O desembargador Tutmés Airan, que lidera a Coordenadoria da Mulher no Tribunal, entende que já existe hoje um maior encorajamento para que as vítimas denunciem as agressões, o que é uma parte importante do problema, porém o Poder Público ainda precisa de desenvolver ações mais efetivas para lidar com os desdobramentos que se seguem à denúncia.

“Construímos uma rede bastante razoável de empoderamento da mulher, sobretudo no sentido de possibilitar que ela denuncie o companheiro violento, mas estamos procurando ajuda para nos capacitar melhor, porque nós precisamos dar um passo a seguir, que é enfrentar melhor o ‘pós-denúncia’. A resposta que o estado dá é muito tímida, sem apresentar à mulher muitas perspectivas de saída dessa situação”, explicou o desembargador.


Desembargador Tutmés Airan está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJAL. Foto: Caio Loureiro.

A Onu Mulheres, que é a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, já vinha dialogando com o Governo do Estado, com explicaram as representantes, e agora enxergam com otimismo o canal aberto com o Tribunal de Justiça.

“Ficamos muito felizes quando encontramos parceiros muito cientes dos aspectos práticos do trabalho, acho que é um caminho muito promissor”, ressaltou Ana Cláudia Pereira, analista de programas da Onu.

Pelo Tribunal de Justiça, também participaram da reunião a juíza Fátima Pirauá, integrante da Coordenadoria da Mulher; Ewerton Protázio, secretário especial da Presidência; Érika Lima, coordenadora da Casa da Mulher Alagoana; e Pedro Montenegro, secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos.

Pela Onu, participaram ainda Ana Carolina Querino, gerente de programas; e Larissa Cervi, assessora técnica de coordenação e parcerias.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br