Mulher 16/08/2021 - 13:23:45
Evento na Casa da Mulher marca abertura do Agosto Lilás em Maceió
Judiciário inicia, nesta segunda (16), a Semana da Justiça Pela Paz em Casa; uma equipe multidisciplinar foi entregue à Casa

Desembargador Tutmés Airan discursa durante abertura do Agosto Lilás. Desembargador Tutmés Airan discursa durante abertura do Agosto Lilás.

O Tribunal de Justiça de Alagoas e a Prefeitura de Maceió realizaram um evento de abertura do Agosto Lilás, nesta segunda-feira (16), na Casa da Mulher Alagoana. Deputados, vereadores, prefeito e vice-prefeito de Maceió estiveram presentes na solenidade.

No evento, houve a entrega de uma equipe multidisciplinar para atuar na Casa, composta por uma assistente social e uma psicóloga. A medida é uma parceria entre o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres do Município e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Nesta segunda-feira, o Judiciário também inicia a Semana da Justiça Pela Paz em Casa, evento promovido em todo o País pelo Conselho Nacional de Justiça. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar de Maceió e Arapiraca pautaram cerca de 160 audiências para a Semana da Justiça pela Paz em Casa, até o dia 20 de agosto.

O desembargador Tutmés Airan, que lidera a Coordenadoria da Mulher do TJAL, enalteceu a contribuição da Prefeitura para a concretização da Casa da Mulher. “É uma parceira de primeira hora na edificação dessa obra, que é uma obra da humanidade, do acolhimento. É se importar com as pessoas que mais precisam do Poder Público. Tem dado frutos muito interessantes e queria agradecer às equipes de trabalho”.

"Estamos hoje na Casa da Mulher justamente para enaltecer esse equipamento, que é do Tribunal de Justiça, e que teve o funcionamento viabilizado pela Prefeitura", destacou Ana Paula Xavier, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

A coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, frisou que o grande diferencial da Casa da Mulher é o atendimento humanizado. No local estão sediados diversos órgãos da rede de proteção às mulheres, como o Juizado e a Delegacia da Mulher.

“Aqui a mulher não vai ser julgada em nenhum momento. Não precisa de encaminhamento, ela pode apenas chegar aqui e vai ter todo o atendimento que precisa, com os serviços necessários para que ela saia do ciclo de violência”.


Silvana Loureiro (ao centro) representou o presidente do TJAL, Klever Loureiro, durante o evento.


Durante o evento na Casa, o prefeito João Henrique Caldas assinou um decreto institucionalizando o mês de agosto como o mês de combate à violência doméstica em Maceió.

A Prefeitura preparou um calendário de ações para amparar as vítimas, prevenir e coibir a prática na capital. Já nesta terça-feira, haverá uma “blitz” de conscientização com campanha socioeducativa nos sinais de trânsito no Terminal do Benedito Bentes; em frente ao Shopping Pátio, na Cidade Universitária; e na Casa Vieira.

O prefeito João Henrique Caldas reforça que é responsabilidade de todos combater a violência contra a mulher. “Estamos trabalhando para oferecer toda a estrutura para acolher essas vítimas, que, muitas vezes, não têm coragem de denunciar por não acharem que têm alternativa. Os números são alarmantes, principalmente durante a pandemia”, disse JHC.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br