Esmal 30/08/2021 - 13:31:23
No #AgostoLilás, Esmal publica dados sobre violência contra a mulher
Artigo científico disponível na Revista da Esmal mapeia perfis de vítimas, de agressores, além de outras variáveis; juiz Alexandre Machado é um dos autores do trabalho

Arte: Clara Almeida

Está disponível, a partir desta segunda-feira (30), a sexta edição eletrônica da Revista da Esmal, que a partir de agora terá fluxo contínuo de publicação, ou seja, será constantemente atualizada com os trabalhos científicos aprovados pelo seu Conselho Editorial. 

No artigo que abre esta edição, o juiz Alexandre Machado, a psicóloga Franciele Dias e a assistente social Jaqueline Lima fazem uma análise das principais variáveis que envolvem a violência doméstica e familiar contra a mulher na Comarca de Arapiraca no ano de 2020. A publicação acontece no #agostoLilás, mês de conscientização contra a violência doméstica contra a mulher. 

“Esse artigo é um convite à comunidade acadêmica para que possamos desenvolver mais estudos voltados à análise da violência domiciliar contra a mulher, passando a ter um olhar mais crítico em relação às medidas legais que estão sendo propostas para enfrentar esse problema”, afirma o magistrado Alexandre.

Com o mapeamento realizado, os pesquisadores pretendem que haja uma maior compreensão da forma como a violência contra a mulher ocorre, bem como do perfil da vítima e do agressor, para melhoria e reformulação das políticas públicas de prevenção e repreensão existentes. 

“No mapa que fizemos, temos números acerca dos tipos de violência e também das regiões onde ela mais acontece. Verificamos, por exemplo, que em Craíbas, a violência ocorre mais na zona rural. Já em Arapiraca, é mais urbanizada. É necessário direcionar as ações legislativas com ênfase nessas regiões, e também analisar se essas medidas são efetivas ou não para esse enfrentamento à violência”, conclui Alexandre Machado. 

Para ler o artigo, basta acessar o site do periódico, disponível aqui

Submissões e publicações ao longo do ano

É também por meio da página que pesquisadores podem enviar seus artigos para análise e publicação. É necessário que os autores se cadastrem na plataforma da Revista da Esmal para realizar a submissão.

Poderão ser submetidas as produções feitas por até quatro autores, que podem ser mestres, doutores, mestrandos, doutorandos ou graduados. 

Os trabalhos são avaliados por profissionais com formação e experiência, geralmente mestres e doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa. Cada artigo é examinado por pelo menos dois revisores, que não têm acesso ao nome dos seus autores. 

Clique aqui para saber mais sobre o processo de submissão de artigos científicos. 

Carolina Amancio e Mauricio Santana - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br