Esmal 20/08/2009 - 17:18:10
“Planejamento Estratégico para Cartórios” é tema de curso da Esmal
Magistrados discutem novos métodos para garantir celeridade aos processos

Magistrados durante palestra do desembargador e professor Marcos Alaor Magistrados durante palestra do desembargador e professor Marcos Alaor Caio Loureiro

     A Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) realizou, nesta quinta-feira (20), o primeiro dia de atividades do curso para magistrados com o tema “Planejamento Estratégico para Cartórios”. O evento, que se estende até o próximo sábado (22), tem como finalidade realizar uma análise das gestões dos cartórios, discutindo métodos eficazes para garantir celeridade aos trâmites processuais.

     As palestras serão ministradas pelo professor e desembargador de Rondônia, Marcos Alaor, que irá abordar a importância do planejamento estratégico para o desafogamento dos processos nos cartórios, como alternativa aos poucos recursos financeiros. “Quando se fala em resolver problemas, associa-se logo a ideia de crescimento e quantidade. Na verdade, o que precisamos fazer é trabalhar a ideia de desenvolvimento a partir dos recursos que dispomos. O planejamento estratégico atua nesse sentido, garantindo atuação de juízes e servidores, sem que haja a necessidade de investimentos financeiros”, afirmou o palestrante.

     Para o coordenador de cursos da Esmal, juiz Roldão Oliveira Neto, a discussão de métodos eficientes de trabalho irá colaborar na otimização das atividades dos magistrados. “A explanação do desembargador Marcos Alaor, irá auxiliar os juízes na construção de um planejamento estratégico próprio, onde o plano de ação realizado por cada um deverá garantir uma maior agilidade, evitando o empilhamento de processos nos cartórios”, destacou o magistrado.

     Na próxima sexta-feira (21) a palestra será realizada no horário das 08h às 14h. Já no sábado (22), as atividades serão no turno matutino, com a produção do trabalho final, orientado pelo juiz Roldão Oliveira Neto. O curso ofereceu 55 vagas para magistrados e tem carga horária total de 20 horas/aula. Os certificados serão entregues após a análise dos trabalhos.