Especial 20/08/2009 - 17:23:19
Esmal vai promover Concurso Nacional de Poesia
Projeto foi anunciado pelo assessor cultural José Márcio Passos

José Márcio, planos para levar cinema e literatura aos servidores do Judiciário José Márcio, planos para levar cinema e literatura aos servidores do Judiciário Caio Loureiro

     A Escola Superior da Magistratura (Esmal) promoverá pela primeira vez um concurso nacional de poesia. O projeto em breve terá seu regulamento publicado no Diário da Justiça Eletrônico e faz parte da série de ações programadas por José Márcio Passos, que há dois meses assumiu a assessoria cultural da instituição. Dar ênfase à produção artística alagoana, conciliando cultura ao trabalho desenvolvido pela Esmal, é uma das metas do assessor.

     Segundo José Márcio Passos, o concurso nacional “Poesia em Cena” terá como objetivo estimular o aprimoramento da formação humanística da magistratura por meio de ações artísticas e culturais que fortaleçam o diálogo entre o pensamento jurídico e as diversas áreas do saber e da arte. O concurso será aberto a todos os magistrados brasileiros e servidores dos Tribunais de Justiça do Brasil com etapas seletivas denominadas escolha estadual e nacional.

     Para a escolha estadual serão aceitas inscrições apenas de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). “Nessa etapa serão selecionados três poemas para representar Alagoas na escolha nacional”, anunciou o assessor cultural. Ainda de acordo com o regulamento, na etapa nacional, a comissão julgadora selecionará 10 poemas, que junto com os três textos selecionados em Alagoas, disputarão a final, realizada no dia 10 de dezembro deste ano.

     O concurso também prevê a premiação do melhor intérprete e sete menções honrosas que, juntamente com os 13 poemas selecionados para a final, serão publicados numa revista comemorativa a ser distribuída em todos os Tribunais de Justiça do país.

     Compromisso com a cultura

     Aos 59 anos de idade, José Márcio Passos dirige o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) e pode ser considerado uma referência na produção cultural do Estado. Desde o início de sua trajetória como documentarista em filmes Super 8, na década de 70, este alagoano, nascido em Viçosa, tem se lançado ao desafio de fazer acontecer a cultura.

     Os primeiros prêmios vieram com trabalhos documentais, ainda na época do extinto Festival de Cinema de Penedo. Ator de teatro e televisão, José Márcio participou de produções em momentos especiais do cinema brasileiro, tendo atuado em filmes de Cacá Diegues, como “Bye, Bye Brasil” e “Deus é brasileiro”.

     Promover sessões de cinema no auditório da Esmal, criando uma agenda para a exibição de video-documentários, seguidos de palestras, estão entre os projetos do assessor cultural, que também pretende movimentar o Café Literário com shows musicais e lançamentos de livros.

     “Ocupar o espaço da Esmal com a realização desses projetos é permitir que mais um caminho se abra para a cultura em Alagoas. E para o movimento cultural alagoano quanto mais portas se abrirem, melhor!”, declarou.