Jurados avaliam textos finalistas do VII Concurso de Redações do PCJE
Vencedores serão contemplados com kits escolares e tablets; premiação ocorre dia 25/10, na Esmal
Imagem cedida pelo PCJE
Nove jurados leram, discutiram e deram notas às produções textuais feitas pelos alunos participantes do VII Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). A avaliação das redações ocorreu na quarta-feira (13), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
Composto por três servidores de cada instituição que faz parte do concurso - Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Esmal – o corpo de jurados avaliou 33 textos produzidos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio de onze escolas atendidas pelo PCJE.
Após a classificação, os estudantes autores de escolas estaduais e municipais que receberem as três melhores médias, serão contemplados com um kit escolar. O prêmio para o primeiro lugar de cada rede será um tablet.
Além dos alunos, os professores orientadores dos estudantes que ficarem em primeiro lugar geral de cada rede, também receberá um tablet.
A servidora Ana Valéria Moura, da Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, fala sobre o quão gratificante é realizar o concurso e fazer parte do PCJE.
“Todos nós que fazemos parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola estamos imensamente felizes e gratificados por estar conseguindo realizar mais uma edição do concurso, depois de um período tão difícil para todos, devido à pandemia. Tivemos que nos reinventar para poder atingir nossos objetivos”, conta a servidora, reforçando a importância da participação dos professores e coordenadores de cada escola envolvida no programa.
Esse ano, o tema para os textos dos estudantes foi “Cidadania: educando e construindo valores” e os estudantes foram desafiados a escrever a respeito de temas como direitos do idoso e violência doméstica, assuntos que foram abordados no decorrer do ano letivo de 2021, nas lives realizadas pelo projeto PCJE On-line.
“Oferecemos atividades de forma on-line, tratando de diversos temas que consideramos importantes para a vida deles e é muito bom sentir que o nosso trabalho está fazendo a diferença na vida de muitos desses jovens, cujas realidades muitas vezes são bem difíceis e sofridas”, finaliza Ana Valéria.
Os vencedores do VII Concurso de Redações do PCJE serão divulgados em evento realizado na Esmal, no dia 25 de outubro.
Carolina Amancio e Mauricio Santana - Esmal/TJAL
imprensa@tjal.jus.br













