Geral 19/10/2021 - 11:06:50
Oficina conserta condicionadores de ar e gera economia ao Tribunal
Criada em fevereiro, estrutura permite o reaproveitamento de aparelhos que antes poderiam ser descartados

Técnico da oficina faz reparo em aparelho de ar condicionado. Técnico da oficina faz reparo em aparelho de ar condicionado. Foto: Caio Loureiro.

Uma oficina de conserto de condicionadores de ar criada em fevereiro, dentro do Tribunal de Justiça de Alagoas, está propiciando redução de custos ao Judiciário. Com o reaproveitamento de aparelhos que poderiam acabar sendo descartados, cerca de R$ 29 mil foram poupados, após oito meses de trabalho.

O número considera os 16 aparelhos recuperados, com potência entre 9 e 36 BTUs, que não precisaram ser substituídos por novos. A estimativa é do Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA), que criou a oficina após autorização do presidente do TJAL, Klever Rêgo Loureiro.


Engenheiro João Ferro, responsável pela oficina da condicionadores de ar do TJAL. Foto: Caio Loureiro.

O engenheiro de produção mecânica João Ferro é o responsável pela oficina. Ele explica que os técnicos do setor se deslocam para qualquer unidade do estado, onde verificam se é possível fazer o conserto no local, ou se é necessário trazer o aparelho para a oficina.

“Aqui a gente desmonta, conserta e deixa ele em stand by, aguardando uma nova instalação em outro local. Essa é a função da oficina. Recuperamos vários aparelhos. Antes, muitas vezes o aparelho era recolhido e era destinado para leilão sem uma tentativa de conserto”.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br