Geral 20/10/2021 - 14:34:03
Núcleo Socioambiental do TJ inicia serviço de fragmentação de documentos na segunda (25)
Unidades administrativas e gabinetes poderão encaminhar documentos para descarte às segundas, terças e quintas, das 8h às 11h30

Coordenador Alexandre Caiado mostra como funciona a máquina fragmentadora. Coordenador Alexandre Caiado mostra como funciona a máquina fragmentadora. Foto: Caio Loureiro

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inicia, nesta segunda-feira (25), serviço de fragmentação de documentos e destinação do material à coleta seletiva. Todos os papéis a serem fornecidos pelos setores da Corte deverão estar de acordo com o Plano de Classificação de Documentos, instituído pela resolução do TJAL nº 34/2016.

A máquina fragmentadora funcionará no ponto de pesagem da coleta seletiva, no estacionamento interno do TJAL. Unidades administrativas e gabinetes poderão encaminhar documentos para descarte às segundas, terças e quintas, das 8h às 11h30.  

De acordo com o coordenador do Núcleo Socioambiental, Alexandre Caiado, os responsáveis pelos documentos a serem fragmentados e descartados assinarão no ato da entrega declaração informando que o material não se enquadra no Plano de Classificação que consta na resolução 34/2016 e que, no caso de enquadramento, seguiram todos os trâmites necessários conforme o Manual de Destinação de Documentos do Poder Judiciário de Alagoas.

"O serviço estará à disposição de todas as unidades que se interessarem, sendo que, de acordo com o quantitativo de documentos a serem fragmentados, no caso de um volume muito alto, a logística mais econômica pode ser a destinação direta para a cooperativa de reciclagem, que também conta com fragmentadoras", explicou o coordenador, ressaltando que para isso será necessário o acompanhamento de todo o procedimento por representante da unidade interessada. O Núcleo Socioambiental, reforçou, poderá dar a orientação necessária para cada caso. 

Ainda segundo Alexandre Caiado, o Tribunal de Justiça adquiriu ao todo três fragmentadoras, por meio de iniciativa da Comissão de Gestão Documental, da Comissão Ambiental e do Núcleo Socioambiental. Além da sede do TJAL, uma máquina foi disponibilizada para o Arquivo Judiciário. A outra será ainda encaminhada ao Fórum de Arapiraca. 

"Inicialmente, o serviço vai funcionar apenas no Tribunal. As demais iniciarão em momento oportuno e de acordo com regras específicas a serem determinadas", destacou. Dúvidas podem ser tiradas com o Núcleo Socioambiental, pelo telefone 4009.3197.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br