Premiação do VIII Concurso de Redações do PCJE acontece dia 25/10
Estudantes de escolas estaduais serão premiados a partir das 9h e, da rede municipal, a partir das 14h
Arte: Carolina Amancio
Os autores das redações mais bem avaliadas pelos jurados do VIII Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) serão premiados nesta segunda-feira (25), em solenidade na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal). A premiação ocorre às 9h para os estudantes de escolas estaduais e, a partir das 14h, para os estudantes de escolas da rede municipal.
A inédita divisão dos premiados em dois grupos faz parte das medidas de distanciamento físico no processo da retomada das atividades presenciais da Esmal. “É uma maneira de celebrarmos o esforço dos estudantes como eles merecem, ao mesmo tempo que evitamos aglomerações”, destaca Ana Valéria Pitta, membro do PCJE e uma das organizadoras do evento.
Durante as cerimônias, os autores das redações que receberam as três melhores médias de cada escola serão contemplados com um kit escolar. Serão, dessa forma, entregues 33 kits: 18 para a rede estadual, que participa com seis escolas, e 15 para a municipal, que tem representantes de cinco escolas. Os kits foram doados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Já o prêmio para o primeiro lugar de cada escola será um tablet. Além dos estudantes, os professores coordenadores dos estudantes que ficarem em primeiro lugar geral de cada rede também receberão um tablet. Os aparelhos eletrônicos foram doados por parceiros do programa.
Ao todo, 33 textos produzidos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio de onze escolas atendidas pelo PCJE foram avaliados pelo corpo de jurados do concurso. A equipe foi composta por três servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), três da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e mais três da Esmal.
Esse ano, o tema para os textos dos estudantes foi “Cidadania: educando e construindo valores”. Os estudantes foram convidados a escrever a respeito de temas como direitos do idoso e violência doméstica, assuntos que foram abordados no decorrer do ano letivo de 2021, nas lives realizadas pelo projeto PCJE On-line.
Carolina Amancio - Esmal/TJAL
imprensa@tjal.jus.br














