Conciliação 05/11/2021 - 15:41:40
Desembargador Tutmés Airan aponta vantagens da conciliação e da mediação
Semana Nacional da Conciliação será realizada de segunda (8) a sexta (12) com mais 700 audiências marcadas em Alagoas; confira a entrevista no Podcast do TJAL

Tutmés aponta as vantagens da conciliação para solução de conflitos

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), explicou as vantagens da conciliação e mediação em entrevista ao repórter Luiz Pompe, do Podcast do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). De segunda-feira (8) a sexta-feira (12), será realizada mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação com mais de 700 processos pautados em Alagoas.   

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizado em todo país. Para o desembargador Tutmés Airan, o investimento na cultura da conciliação tem trazido benefícios tanto para os jurisdicionados quanto para o próprio sistema de Justiça.

“A Semana Nacional da Conciliação é um projeto consolidado do Poder Judiciário porque temos consciência de que é preciso buscar caminhos alternativos para resolver os conflitos, dado o volume deles. Além de mais rápido é mais satisfativo e tem uma questão fundamental, sendo assim a atividade estatal se legitima mais aos olhos da população. Uma atividade que as pessoas passam a acreditar mais e em vez de distanciar ela aproxima as pessoas, porque dialoga com as pessoas, evitando aquela linguagem formalíssima, ritualística do processo”, disse o desembargador.

Confira a entrevista na íntegra.

Atualmente, o Poder Judiciário alagoano possui 27 Centros de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) atendendo demandas pré-processuais e processuais, na capital e no interior do estado. Os centros trabalham com conflitos na área de família como divórcio, guarda e pensão alimentícia, e outras questões de menor porte como conflitos de condomínio e direito do consumidor.

Já o Nupemec é o órgão responsável pelos Cejuscs e é encarregado de desenvolver a política de mediação e conciliação no âmbito do Judiciário estadual. Por meio de parcerias com entidades públicas e privadas, planeja e implementa ações buscando disseminar os métodos alternativos de solução de conflitos. Também é responsável por promover, junto com a Escola da Magistratura (Esmal), a capacitação de juízes e servidores nas áreas de mediação e conciliação. 

   

Robertta Farias – Dicom TJAL