Esmal 09/11/2021 - 17:34:36
Crianças e adolescentes de abrigo participam de ações de incentivo à leitura
Realizada na Unidade de Acolhimento em Cajueiro, atividade faz parte da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

Nesta terça-feira (9), servidores da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) se dirigiram à Unidade de Acolhimento, no município de Cajueiro, para realizar atividades de formação de leitores com as crianças e adolescentes abrigadas no espaço. O ato solidário veio do projeto “Do direito à literatura”, realizado pela Biblioteca Geral do Judiciário de Alagoas em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), e faz parte da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, que ocorre entre os dias 8 e 12/11.

“O projeto é sempre muito significativo, pela contribuição à difusão da literatura e ao desenvolvimento do gosto e interesse pela leitura. Retomar o projeto, que estava em suspenso desde o início da pandemia, foi muito especial, porque nos conectamos às crianças e adolescentes, por meio das histórias e narrativas apresentadas nas atividades e nos livros que nós levamos, além do afeto e atenção com que eles nos retribuíram”, conta Mirian Ferreira Alves, diretora da Biblioteca Geral do Judiciário de Alagoas.

Durante a ação, foram realizadas contações de histórias e atividades lúdicas com as crianças menores. Já os adolescentes participaram de uma pequena oficina de poesia. Segundo Mirian, todos foram muito receptivos e participativos e se envolveram em todas as atividades propostas. Ao final do encontro, cada um recebeu uma obra literária de presente.

Além de Mirian, na ocasião também estiveram presentes as servidoras Ana Valéria Pitta, Luzia Rodrigues e Conceição Marques, da equipe do PCJE. Elas relatam o quão importante é essa ação da Biblioteca junto ao Programa.

Mirian Alves ao lado da servidora Luzia Rodrigues, do PCJE, ministram oficina de poesia para adolescentes. Foto: Ascom Esmal

“Além de ser um momento muito prazeroso e interativo, as atividades contribuem pro desenvolvimento da linguagem, criatividade e do raciocínio das crianças. Ao ouvir uma história, a criança vivencia o imaginário, ela vai pra dentro da história. Através da contação de histórias, vamos dando nossa contribuição em relação à cidadania. Os momentos de hoje foram lindos e prazerosos”, diz Conceição Marques, responsável pela contação de história às crianças durante a ação. 


Conceição Marques e Mirian Alves durante a contação de história às crianças. Foto: Ascom Esmal

A servidora Ana Valéria Pitta reforça o quão especial e gratificante foram esses momentos com as crianças e adolescentes, podendo proporcioná-los momentos de aprendizado através de atividades lúdicas e divertidas.

“As crianças do abrigo foram recolhidas para viverem lá devido à situação de vulnerabilidade em que viviam no seio familiar. Foi principalmente uma troca afetiva em que buscamos, através do nosso trabalho, dar um pouco de afeto e atenção a essas crianças e adolescentes”, finaliza Ana Valéria. 

Semana do Livro e da Biblioteca

Nos dias 10 e 11 de novembro, serão realizadas as últimas atividades da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, com a palestra veiculada pelo YouTube "Vozes negras: despertando a consciência a partir da leitura", com a Ma. Laila Oliveira, e a oficina de elaboração de artigos científicos jurídicos, ministrada pelo Dr. Gilberto Fachetti Silvestre, professor e pesquisador na UFES.

Mauricio Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br