Semana Nacional da Conciliação é destaque no Em Dia com a Justiça
Veja como foram os trabalhos em Maceió e Arapiraca e acompanhe ainda a ação de incentivo à leitura realizada pela Biblioteca do TJAL em parceria com o PCJE
A Semana Nacional da Conciliação foi realizada em todo o país entre os dias 8 e 12 de novembro e, em Alagoas, mais de 700 processos foram pautados. Na capital, diversos locais sediaram as audiências e os repórteres da TV Tribunal estiveram em todos eles para mostrar as atividades. A maioria dos casos foram relacionados ao direito de família, com ações de divórcio, guarda, pensão alimentícia, dissolução de união estável, entre outros assuntos.
Também acompanhamos as ações no município de Arapiraca. A novidade da semana este ano, foi a parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Câmara de Mediação e Arbitragem para a realização de dez audiências de casos mais complexos em Maceió.
O programa mostra ainda que o presidente Klever Loureiro esteve em Brasília para assinar um termo de cooperação técnica com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para uso do Sistema Athos, uma ferramenta de inteligência artificial que vai auxiliar o TJAL na análise de admissibilidade dos recursos especiais que são enviados ao STJ. A parceria representa um importante avanço tecnológico para a Corte estadual. O acordo tem vigência de 24 meses e pode ser prorrogado a critério das partes.
E a Biblioteca Geral do Poder Judiciário, em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), realizou uma ação de incentivo à leitura na Unidade de Acolhimento, no município de Cajueiro. A ideia integra o projeto “Do direito à literatura” e fez parte da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de novembro. O projeto estava suspenso desde o início da pandemia e foi retomado oferecendo atividades de contação de história, oficina de poesia e distribuição de livros para as crianças e adolescentes abrigados.
Além do portal do TJAL, é possível acompanhar esta edição do Em Dia com a Justiça pelo Youtube ou Instagram. O programa também pode ser visto de segunda a sexta, às 9h da manhã na TV Cidadã (canal 35.2 da TV Aberta ). Na TV Educativa (canal 6 da TV aberta), o informativo é veiculado às 9h, também de segunda a sexta-feira. Na TV ALE (Canal 7 da Claro TV), todos os dias às 7h, 14h45 e 19h45.













