Corregedoria 25/11/2021 - 09:47:59
Des. Fábio Bittencourt e Magistrado Anderson Passos participam do Encoge no MA
Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), com debates sobre a transformação digital dos serviços do Judiciário no Brasil

Cortesia Cortesia
O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e o Juiz Auxiliar da CGJ Anderson Santos dos Passos participam do 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado nesta quinta (25) e sexta-feira (26/11), em São Luís, no Maranhão. O tema central do evento é “Justiça 4.0: a transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”. 

“Temos ciência de que essas tecnologias desenvolvidas durante a pandemia terão continuidade, uma vez que já contribuem para o acesso amplo da população ao Poder Judiciário. O que precisamos é aperfeiçoá-las, buscando exemplos que obtiveram êxito no Brasil e que, hoje, estão sendo apresentados no evento. É isso que se pensa da ideia do Judiciário 4.0, conectado com as novas tecnologias para prestar um melhor serviço à população em geral”, ratificou o Corregedor-Geral Fábio Bittencourt.

Na oportunidade, experiências que ocorrem nos Tribunais de Justiça do Brasil relacionadas à tecnologia também são apresentadas, a exemplo do teletrabalho, casamentos virtuais, cartórios digitais, SREI, Serviços de Apoio Centralizado, Central de Regularização de Vagas, Projeto Sigma e Laboratório de Inovação e Núcleos de Justiça 4.0. As palestras serão ministradas por Magistrados federais e estaduais e especialistas convidados. 

De acordo com o Juiz de Direito Anderson Passos, o Judiciário precisa ser informatizado, moderno e antenado com as novas tecnologias.

“Podemos citar ferramentas que foram instituídas, tais como as audiências telepresenciais, o Balcão Virtual, o Juízo 100% digital. Ou seja, são tecnologias que estão dando certo e que, em certa medida, os palestrantes irão compartilhar os frutos que foram obtidos durante esse período e que serão aprofundados e mantidos nessa nova fase do Judiciário pós-pandemia”, disse o Juiz Auxiliar da CGJAL.

A abertura do encontro tem a participação da Corregedora Nacional da Justiça, Ministra Maria Thereza de Assis Moura; do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; dos Desembargadores Lourival de Jesus Serejo Sousa, Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e Paulo Velten, Corregedor-Geral da Justiça do Maranhão e Presidente do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça. 

Após os pronunciamentos da abertura dos trabalhos, será feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Antônio Erpen” a homenageados do Poder Judiciário e, em seguida, o Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener de Araújo, dará início às palestras, com a apresentação do tema “Justiça 4.0: Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário”.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, todos os protocolos sanitários de prevenção à contaminação pela Covid-19 serão cumpridos.

Confira a programação completa do 87º Encoge clicando aqui


Niel Antônio Rodrigues, com informações da Ascom - CGJMA
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842