Esmal 10/12/2021 - 18:38:42
Poder Judiciário realiza 12ª edição do Natal Solidário da Esmal
Mais de 130 meninas e meninos tiveram seus sonhos de Natal realizados pela campanha

Campanha Natal Solidário presenteia mais de 130 crianças de Maceió

A Escola Superior da Magistratura (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), realizou, nesta sexta-feira (10), mais uma edição da Campanha Natal Solidário, que visa entregar presentes a crianças em situação de vulnerabilidade social, estudantes de escolas públicas contempladas pelo programa. Em sua 12ª edição, a campanha apoiada por todo o Poder Judiciário veio com o tema “Um pequeno gesto faz toda diferença" e contemplou a Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, localizada no bairro do Trapiche, e a Escola Municipal Audival Amelio, no sítio São Jorge.

“O Natal Solidário é o carro chefe do PCJE, não só pras crianças presenteadas, mas também para nós enquanto coordenação. Ele fecha nosso ano com chave de ouro, trazendo uma nova energia para as nossas festas de fim de ano. A gente tem todo o cuidado para aproximar esses meninos do Judiciário, mas dentro do que elas esperam, buscando realizar todo o imaginário em volta do Natal”, disse a juíza   Carolina Valões, coordenadora do PCJE. 

Dra. Carolina Valões em entrevista à TV Tribunal. Foto: Caio Loureiro

A magistrada reforça ainda a importância da retomada do Natal Solidário aos seus moldes de sempre, com uma solenidade contando com a presença do Papai Noel e as crianças presenteadas recebendo seus presentes das mãos dele.

Além da juíza, a coordenação das escolas contempladas também falam da importância do Natal Solidário não apenas para as crianças, mas também para os professores, diretores e demais servidores. Os profissionais das instituições de ensino enxergam a campanha como uma oportunidade única para cada criança presenteada, das quais muitas não teriam condições de vivenciar a experiência de receber algo no natal. 

“Foi um momento muito importante para o crescimento das nossas crianças, e também para nós que fazemos a escola. Muitos deles têm tão pouco, que não podem vivenciar um momento belo como esse. Eles recebendo esse amor, carinho e cuidado, não só o presente, é algo que vai ficar marcado na vida de cada uma dessas crianças”, afirmou Jucedy Oliveira, diretora da Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida. 

Entrega dos presentes

Esse ano, cada criança escreveu uma cartinha ao Papai Noel, pedindo o presente que mais queria ganhar no Natal. Essas cartinhas foram disponibilizadas no Portal do Natal Solidário, onde os magistrados e servidores do Judiciário de Alagoas escolheram e apadrinharam as crianças de acordo com os pedidos. Todas as 136 cartinhas foram apadrinhadas e as crianças receberam seus presentes das mãos do próprio Papai Noel.

Papai Noel entregando presente a uma das crianças contempladas pela campanha. Foto: Caio Loureiro

"Eu tô me sentindo muito alegre, muito feliz, porque eu ganhei o que eu escrevi que queria. A tia disse que quem estudasse muito ia ganhar presente, então eu tô muito feliz de ter ganhado. Deu até vontade de chorar quando o Papai Noel me deu o presente”, conta Milene Sofia, de 7 anos, aluna da do 2º ano da Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida.

Além dos presentes, as crianças também ganharam diversas guloseimas oferecidas pelas Lojas Felícia, que se juntaram à campanha para ajudar a fazer deste Natal um momento inesquecível para cada um desses alunos. A equipe do PCJE não poupa agradecimentos às Lojas Felícia e a todos os que fizeram dessa ocasião algo possível, como as lojas PH Centro, PH Jatiúca e Astral Presentes, que facilitaram as compras dos padrinhos de cada criança, entregando os presentes direto na Esmal sem cobrança de taxa de entrega.

“Cada um de nós se torna um pouco Papai Noel para essas crianças, cuja realidade muitas vezes é tão difícil. Todas as pessoas deveriam passar por essa experiência, a de ser Papai Noel de uma criança por pelo menos um dia. Nós do PCJE somos muito privilegiados por levar amor, afeto e carinho a todas essas crianças, realizando sonhos. É algo extremamente gratificante, nós saímos daqui de alma lavada”, finaliza Ana Valéria Pitta, servidora da Esmal e integrante da equipe do PCJE, agradecendo mais uma vez aos magistrados, servidores e parceiros do Natal Solidário.

Equipe do PCJE junto com o Papai Noel do Natal Solidário. Foto: Mauricio Santana

Mauricio Santana - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br