Natjus responde mais de 2.700 pareceres de janeiro a dezembro 2021
Composto por sete médicos, duas enfermeiras e dois dentistas, Núcleo responde consultas dos magistrados sobre processos da área de saúde
Arte: Clara Fernandes
O Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário de Alagoas (Natjus/AL) emitiu mais de 2.700 pareceres em 2021, respondendo a consultas de magistrados sobre pedidos judiciais para concessão de medicamentos e tratamentos médicos.
Foram mais de 220 solicitações por mês, respondidas na maioria das vezes dentro do prazo de 24h, que pode ser estendido nos casos de maior complexidade. O Natjus não parou de funcionar em nenhum momento durante a pandemia de Covid-19, funcionando por teletrabalho, e com plantões aos finais de semana.
Cerca de 65% dos processos tratam de pedidos para obrigar entes estatais ou planos de saúde ao fornecimento de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, mas também há solicitações relacionadas a exames médicos, tratamento em home care e internação hospitalar, por exemplo.
O Natjus é composto por sete médicos, duas enfermeiras e dois dentistas, sob a coordenação do médico Georges Basile Christopoulos.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













