Homenagem 26/08/2009 - 14:30:49
Presidente do TJ/AL receberá medalha do TRT
Mais 44 personalidades serão agraciadas com a honraria

Presidente será homenageada com medalha do TRT no dia 08 de setembro Presidente será homenageada com medalha do TRT no dia 08 de setembro Caio Loureiro

     A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, será agraciada, no próximo dia 08 de setembro, com a medalha da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, oferecida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região. A solenidade de entrega será realizada no auditório do prédio da Justiça Federal, às 18h.

     A medalha, criada em 2 de junho de 1993, tem por finalidade condecorar juristas e outras personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, servidores públicos por méritos funcionais, além de instituições.

     A Ordem do Mérito é divida nos graus Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. Também serão homenageados com a medalha o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Ferreira Mendes; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Batista Brito Pereira e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Alagoas, Antonio Sapucaia da Silva. Na solenidade, também serão homenageados desembargadores de vários Tribunais Regionais do Trabalho, juízes, professores universitários, advogados e executivos de empresas privadas.

     O Patrono

     Silvério Fernandes de Araújo Jorge foi escolhido para ser o patrono da Ordem do Mérito do TRT da 19ª Região por ter toda a sua vida dedicada ao serviço do império, sobretudo à magistratura. Nascido no dia 20 de julho de 1817, na Vila de Santa Maria Madalena de Lagoa do Sul (sede, da então comarca de Alagoas), foi promotor público de Maceió, juiz municipal de Penedo e Traipu, juiz de Direito em Cuiabá, deputado estadual por Mato Grosso e Alagoas, vice-presidente da província de Alagoas, fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, desembargador do Tribunal da Relação do Maranhão, Pernambuco e Fortaleza, procurador da Coroa e Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Faleceu em Recife, em 9 de julho de 1893.