Relatório 2021 18/12/2021 - 08:07:16
SPU realizou mais de 662 mil atos cartorários em 2021
Expedição de ofícios e mandados, juntada de documentos, devolução de cartas precatórias e arquivamento definitivo de processos foram alguns dos atos praticados pelo setor

Implantada em 2018, SPU tem como finalidade não deixar acumular ações no Judiciário estadual, concentrando e agilizando o cumprimento de atos de processos. Implantada em 2018, SPU tem como finalidade não deixar acumular ações no Judiciário estadual, concentrando e agilizando o cumprimento de atos de processos. Foto: Caio Loureiro
A Secretaria de Processamento Unificado (SPU) do Poder Judiciário de Alagoas realizou mais de 662 mil atos cartorários em 2021. O setor agilizou atos de mais de 114 mil processos que tramitam em 51 unidades judiciárias da capital e do interior do estado.

Das 51 unidades atendidas pela SPU, 20 são criminais, 23 são cíveis e outras oito, de juízo único. Expedição de ofícios e mandados, juntada de documentos, devolução de cartas precatórias e arquivamento definitivo de processos foram alguns dos atos praticados pelo setor, formado por 126 servidores.

"A Secretaria tem sido uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento dos trabalhos no Poder Judiciário de Alagoas, dando celeridade ao cumprimento dos atos processuais. É, na minha concepção, um caso de muito sucesso", destacou o juiz Hélio Pinheiro, que coordena a SPU.

Ainda segundo o magistrado, a Secretaria tem feito uma "revolução silenciosa" no Judiciário estadual. "O feedback que recebo de juízes e servidores é o melhor possível", disse.

Hélio Pinheiro afirmou também que a meta é aumentar o número de unidades atendidas pela SPU. "Estamos com 51 no momento, e a ideia é ampliarmos, no próximo ano, para pelo menos metade das unidades judiciárias de Alagoas", destacou o magistrado, ressaltando que a ampliação depende do aumento do número de servidores.

Laginha

Um dos processos movimentados pelo órgão é o que envolve a falência da Laginha Agroindustrial. "Essa é uma ação complexa, com mais de 100 mil páginas e mais de 400 apensos. A SPU deixou em dia todos os cumprimentos, com apoio dos juízes que estão à frente da causa", destacou Hélio Pinheiro.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br