Centro de Telepresença viabiliza mais de 2.400 audiências com réus presos
'Projeto existe e funciona por conta da parceria com o TJ, que fornece os equipamentos e o sistema de marcação das audiências', destacou o assessor técnico do Centro
Centro de Telepresença funciona dentro do Complexo Prisional, em Maceió. Foto: Seris
Desde que foi inaugurado, em junho de 2021, o Centro de Telepresença viabilizou 2.414 audiências virtuais com réus presos. As oitivas foram agendadas pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Polícias Federal, Civil e Militar, entre outras instituições.
A capacidade máxima de 48 audiências diárias foi atingida em 9 de dezembro, segundo o policial penal e assessor técnico do Centro, Pierre Barboza. "O projeto existe e funciona por conta da parceria exitosa com o Tribunal de Justiça, que nos fornece os equipamentos e o sistema de marcação das audiências, o Simavi", afirmou.
Os equipamentos do Centro de Telepresença estão interligados com o data center do TJAL e com os aparelhos presentes nas comarcas. As oitivas com réus presos são agendadas pelas unidades judiciárias por meio do Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Mais de 10.000 audiências já foram promovidas pelo Judiciário com auxílio da ferramenta.
Para o juiz Antônio Rafael Casado, da Vara de Execuções Penais, o Centro de Telepresença é uma ferramenta essencial para o Judiciário nos tempos modernos. "Ele permite uma maior agilidade nos julgamentos dos processos criminais com réus presos", disse.
Ainda segundo o magistrado, o equipamento traz mais segurança aos servidores públicos que lidam com o preso e possibilita diminuição de gasto público no transporte dos detentos. O Centro foi inaugurado pelo Governo do Estado no dia 17 de junho.
Os equipamentos do Centro de Telepresença, como painéis acústicos, microfones, câmeras e TVs, foram adquiridos pelo TJAL por meio do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br














